TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- TGA

Exames: ATPS- TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 01

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

Significado:

“Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.” Teoria geral da administração / Antonio Cesar Amaru Maximiano. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

“Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas”. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. http://www.significados.com.br/administracao/

Variáveis e Perspectivas

De forma geral as Teorias Administrativas foram criadas para solucionar problemas de uma determinada fase do desenvolvimento econômico. Cada Escola da Administração dá enfoque a uma variável, interpretando e replicando seus conceitos, conforme listagem a seguir:

Ênfase nas Tarefas

Em 1903 surge a Administração Científica, pensada por Frederick Taylor, que propõe a completa racionalização do trabalho ao nível operacional. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sitema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.

Ênfase na Estrutura

Em 1909 surge a Teoria da Burocracia que afirma a necessidade de não apenas racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa.

Em 1916 é elaborada a Teoria Clássica, idealizada por Henry Fayol, que focou seus estudos na unidade comando, na autoridade e na responsabilidade.

Em 1947 criou-se a Teoria Estruturalista, que foi a primeira Escola focada na estrutura a reconhecer a existência e a importância da organização informal na empresa e fora dela, observando-a como um sistema aberto.

Em 1954 a Teoria Neoclássica apresenta-se como uma retomada de alguns aspectos das Teorias Clássica e Científica, preocupando-se com a prática da administração, tem como foco os objetivos e resultados.

Ênfase nas Pessoas

Em 1932 surgiu a primeira Escola da Administração com ênfase nas pessoas, naTeoria das Relações Humanas, que veio como uma resposta à Grande Depressão causada pela crise de 1929. Verifica-se que é um erro simplificar a análise do ser humano ao nível mecânico, no aspecto da produtividade. Percebe-se que todo homem é parte de uma sociedade e, ao mesmo tempo, tem suasnecessidades pessoais, tanto materiais quanto emocionais.

Em 1957, com a Teoria Comportamental, a atenção dos administradores se voltou novamente às pessoas, porém de forma mais científica do que na Teoria das Relações Humanas, com o apoio de diversos estudos do comportamento (behavioristas). Percebe-se que não basta atender às necessidades dos funcionários para melhorar seu desempenho, mas também integrar os objetivos organizacionais e individuais.

Em 1962 a Teoria do Desenvolvimento Organizacional percebeu a empresa como uma organização que precisa se adequar a novas circunstâncias e que isso pode ocorrer de forma planejada, com o correto diagnóstico de dados e a tomada de ações de intervenção. Baseando-se ainda na Teoria Comportamental, esta Escola apresenta novos conceitos de cultura e mudança organizacional.

Ênfase no Ambiente

Em 1947 a Teoria Estruturalista já havia percebido a existência de influências externas dentro das empresas, mas somente em 1972 a Teoria da Contingência daria maior importância a este fato. Segundo esta Escola nada é absoluto na organização das empresas: a aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.

Ênfase na Tecnologia

Também é a Teoria da Contingência, em 1972, que leva em conta o aspecto tecnológico na administração, tanto no âmbito de pessoal (conhecimento, habilidades, competências) quanto no material (capital, matérias-primas, maquinário).

Ênfase na Competitivadade

Desde 1990, com a estabilização econômica, o surgimento de diversas empresas e o aumento da complexidade dos mercados surgem as chamada Novas Abordagens na Administração, que valorizam cada vez mais o capital intelectual das empresas e a aprendizagem organizacional para uma boa posição num mercado sempre competitivo.

É importante ressaltar que não há teorias "certas" e "erradas", pois cada uma teve sua utilidade em seu tempo, podendo-se afirmar que todas foram bem sucedidas.

Megatendências

Chiavenato lista algumas mudanças significativas que ocorrem na sociedade e na economia causando impacto na forma de administrar. São elas:

De Sociedade Industrial para Sociedade da Informação

Alteração: Inovação e Mudança

De Tecnologia Simples para Tecnologia Sofisticada

Alteração: Maior Eficiência

De Economia Nacional para Economia Mundial

Alteração: Globalização e Competitividade

De Curto Prazo para Longo Prazo

Alteração: Visão do Negócio e do Futuro

De Democracia Representativa para Democracia Participativa

Alteração: Pluralismo e Participação

De Hierarquia para Comunicação Lateral

Alteração: Democratização e Empowerment

De Opção Dual para Opção Múltipla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com