TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Descrição

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FLÁVIA REGINA SOUSA DA CRUZ LIMA – 401796

Unidade de Ensino:

Curso e Disciplina: Pedagogia

Tutor:

Leitura e Produção de Textos

SOBRADINHO-DF

2015


SUMÁRIO

Introdução04

Reflexões e Questionamentos - Leitura e Produção de Textos05

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Bravo07

Texto Dissertativo-Argumentativo08

Reforma Ortográfica09

Considerações Finais11

Referências Bibliográficas12


Resumo

O trabalho aqui presente pretende abordar e analisar os instrumentos existentes entre leitura e escrita que auxiliam na compreensão do texto, para que haja essa conexão é preciso que o leitor faça da leitura uma prática assídua, pois quem ler saberá escrever bem, outro benefício é entender o ponto de vista do autor. A leitura é muito mais que identificar códigos, é interpretá-los e entende-los isso auxilia o indivíduo a entender o mundo ao seu redor e que consecutivamente se tornará um cidadão criativo, crítico e reflexivo diante da sociedade a que pertence. A leitura deve ser ampliada tanto quanto a escrita, cabe aos professores demonstrar que é possível se divertir lendo, assim como inserir essa prática na vida dos seus alunos, ensinando os diferentes gêneros textuais que ajudam na interpretação dos diferentes textos existentes.

Palavras chaves: Leitura. Texto. Leitor.  Escrita. Sociedade.

Abstract

The work here aims to address this and analyze the existing instruments of reading and writing that aid in the understanding of the text, to there is this connection it is necessary that the reader make reading an assiduous practice, for those who read know write well, another benefit is to understand the author's point of view. Reading is much more than identifying code is read them and understand them it helps the individual to understand the world around them and sequentially become a creative, critical and reflective citizen to society to which it belongs. The reading should be expanded as far as the writing, it is for teachers to demonstrate that you can have fun reading , as well as insert this practice in the lives of their students , teaching different genres that help in the interpretation of the different texts .

Key words : Reading . Text. Reader. Writing. Society.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar a importância da leitura e da produção de textos, a importância que a leitura possui não somente para a formação do aluno como um leitor assíduo, mas também como isso pode influenciar no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e lógico. Assim como os gêneros textuais ou discursivos presentes na revista Bravo, o texto dissertativo-argumentativo e por fim a reforma ortográfica.

Para a elaboração do trabalho foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica que através de livros e o banco de dados (internet) permitiu a formulação e a finalização do mesmo. A pesquisa bibliográfica de acordo com GIL (2002) é a pesquisa baseada em materiais que já são existentes, por exemplo, livros e artigos científicos que possuem conteúdo sobre o tema que deve ser abordado.


Reflexões e Questionamentos - Leitura e Produção de Textos

A leitura tem como objetivo a interação entre o foco do texto, a escrita e a própria interação entre o autor e o leitor, assim independente do gênero textual a leitura de um texto é compreendida como uma análise do que o autor descreve em sua obra, isso dá ao leitor o enriquecimento dos conhecimentos e cria um vínculo entre o leitor e o autor.

Assim é viável compreender a estratégia da leitura que fala sobre as formas que são utilizadas pelo leitor para facilitar a decodificação dos códigos num texto, claro que essas estratégias mudam de leitor para leitor. A leitura pode ser não verbal quando utiliza signos orais, verbais, escritos, ou quando possuí símbolos e imagens e verbal, sendo dividida em três níveis sendo eles:

  • Textual: é considerada nesse contexto porque o texto aborda por meio de quando o autor anseia informar algo e isso ele expõe no texto e pela a sua experiência de vida;
  • Linguístico: é quando ocorre o conhecimento da maneira correta de pronunciar as palavras, passando desde as regras linguísticas, o vocabulário até o entendimento do uso da língua, ou seja, o emprego correto das palavras,
  • Mundo: esse é obvio, pois varia pela questão cultural, dos conhecimentos que o indivíduo adquire ao decorrer de sua vida em cada experiência vivida, pelos seus valores, pelo âmbito que o rodeia pela sua vivência e até mesmo pela aprendizagem.

Devido um grande período a leitura era tratada em sala de aula como uma relação entre o conteúdo teórico, suas regras gramaticais e a leitura tomada do aluno, atualmente isso foi excluído, pois passava aos alunos que a leitura é algo massivo o que acarretava no receio por parte dos mesmos, sendo considerada uma obrigação o que excluía a sua verdadeira essência a de interação comunicativa. A escola juntamente ao professor tem o dever de demonstrar o contrário, deve apontar que a leitura é divertida e enriquecedora, um leque de conhecimentos e escolhas (devido a sua grande variedade literária). Atualmente ela é vista como uma atividade participativa e dinâmica em sala de aula, o que deixa de lado a leitura mecânica e aponta para uma leitura prazerosa, por isso os professores utilizam como


ferramentas os gêneros textuais sendo mais utilizados para chamar a atenção do aluno o que por fim o transformará em um leitor assíduo.

Então quando o professor aborda e utiliza estratégias de leituras diferentes, ele trata de uma leitura que incentiva, estimula, desafia e até mesmo vincula a vida do aluno, o que permite afirmar dá sentidos e responde questões que ele possa ter. Quando a leitura é algo contínuo faz compreender, faz ver, interpretar, relacionar, pensar e compartilhar experiências e ideias assim ela passa a fazer parte da vivência do aluno e da sua prática de aprendizagem na busca da construção de sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com