TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Desenho Técnico - Relatório 1 - Faculdade Anhanguera

Ensaios: ATPS - Desenho Técnico - Relatório 1 - Faculdade Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO 1 – ASPECTOS GERAIS DO DESENHO TÉCNICO

Passo 1 e 2 - Questões pertinentes ao capítulo 1 do Livro Texto:

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

No desenho técnico pode ser caracterizado como se a descrição for destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto.

Já no desenho artístico a descrição seria que esse tipo de desenho é destinado em apenas transmitir uma imagem, sem grande ênfase na qualificação das dimensões do objeto. O desenho artístico pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto.

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vista e em perspectiva. A representação em perspectivas é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto, o desenho assemelha-sea uma fotografia, a informação que ele consegue transmitir é menor que na representação em vistas múltiplas.

Já a representação em vistas múltiplas já se baseia no conceito de projeção ortogonal, as informações que esse tipo de desenho pode conter é muito grande, ele obedece a determinadas normas e convenções de representação, que quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico, no nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes em geral ás normas ISO. No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português da Qualidade) é o organismo responsável pelas normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de máquinas são muito usadas as normas alemãs DIN.

Passo 3 - Questões pertinentes ao capítulo 3 do Livro Texto:

a) Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com