TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho Tecnico Anhanguera

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Desenho Tecnico Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 2

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

R: A principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico é a normalização, fazendo com que o desenho em questão seja totalmente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve um determinado objeto.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R: Os modos de representações mais usados são:

Perspectivas – é usada quando se quer ter uma visão espacial rápida e objetiva de fácil interpretação como uma fotografia em catálogos de esquema de montagem e paisagismo.

Vistas múltiplas – é um dos tipos mais usados em engenharia e contém uma grande quantidade de informação com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.. É mais fácil de se executar do que a representação em perspectiva.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

R: O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Existem também outras normas nacionais adotadas em outros países, abaixo alguns exemplos como:

ANSI = Americam National Standart Institute (Estados Unidos)

IPQ = (Instituto Portugues da Qualidade)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

PASSO 3

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

R: Tem como objetivos básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R: Para arestas contorno visível é usada linha do tipo “A”, Contínuo grosso, e do tipo “E”, interrompido grosso ou do tipo “F”, que é interrompido fino.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R: É sempre importante e muitas vezes necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto, para que sejam feitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com