TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS - FACULDADE ANHANGUERA

Ensaios: ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS - FACULDADE ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste contexto veremos as definições de cultura, individuo e sociedade, e a atuação em nosso cotidiano. Os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências sociais, seu controle e estrutura, os fundamentos desta Ciência e a relação com a desigualdade social e a exploração do meio ambiente.

ETAPA 1

As definições de cultura, indivíduo e sociedade, e como atuam no cotidiano.

As Ciências Sociais estudam o mundo natural (físico, biológico) e o social (comportamento humano e a estrutura da sociedade), é o estudo das relações e interações humanas com o meio em que vivem.

Alguns pontos desta Ciência conceitua a Cultura, o individuo e a Sociedade, e a atuação destes conceitos no cotidiano.

A CULTURA

A cultura é algo intrínseco a todo ser humano, cada grupo de individuo possui a sua cultura. É através da cultura que o home adquire conhecimento para sua sobrevivência física e social, a natureza da vida.

Cada cultura possui sua integridade, seu sistema de valores, crenças, costumes, normas e sanções, símbolos, idioma, e tecnologia. È transmissível pela herança social (socialização do individuo), a cultura não material como: as crenças, modos e costumes, filosofias e linguagem (comunicação), comportamentos, gestos, expressões, etc., e complementam-se pela cultura material (criações humanas) como: ideias, manifestações artísticas, instrumentos e objetos, vestuário, alimentação, construções, etc.

De acordo com Edward B. Taylor (1871), afirmou que “Cultura, é aquele todo complexo, que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

A cultura compreende um conjunto de elementos, tais como:

• Traço cultural: è um elemento simples que distingue uma determinada cultura. Como por exemplo, uma expressão linguística, um objeto, uma vestimenta, dentro outros.

• Complexo cultural: é a combinação de traços culturais. Como por exemplo, um traço cultural de samba, somados a alegorias (fantasias), forma um complexo cultural denominado carnaval.

• Subcultura: é o conjunto perfeitamente discernível em termos culturais, é um padrão de vida distinto da cultura principal. Compartilham padrões e normas, valores e costumes, que diferem da sociedade maior onde esta inserida. Elas podem surgir por vários fatores, em torno de uma identidade étnica, racial, de ocupação, de interesses pessoais, e ate preferencias sexuais. Como exemplo: um grupo de jovens que desenvolvem uma comunicação em símbolos só para enfatizar a restrição daquele grupo com o todo em que vivem. E dentro da cultura Brasileira, temos algumas subculturas como a Nordestina (ex. chapéu de cangaceiro) e a Gaúcha (ex. o chimarrão) cada uma com suas características.

• Padrão cultural: é o que as sociedades estabelecem em consensos sobre determinados aspectos que constituem um padrão. Alguns consensos como, por exemplo, o modelo de corte de cabelo masculino, a conduta de homens, a conduta de mulheres, etc. Outro exemplo são as mulheres Muçulmanas que só podem sair às ruas usando burcas que não deixam seus corpos as mostra.

Alguns indivíduos de uma sociedade tendem a julgarem a sua própria cultura como superior às outras. Essa tendência foi denominada de Etnocentrismo.

No cotidiano a cultura atua sobre meios:

• Informais de transmissão: O Intercambio cotidiano, hoje muito comum em meios de comunicação tecnológicos, como TV, radio, internet, etc.

• Formais de transmissão: A cultura primitiva ministrada através dos mais velhos, as escolas, as igrejas, uma organização politica, etc. Este meio de transmissão formal de cultura é importante para garantir continuidade e manutenção cultural.

A contracultura são manifestações de grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade, buscando estilos de vida alternativos.

Identidade Cultural é a imposição dela no espaço global, sendo respeitada sua presença e sua diferença em relação às demais culturas.

O INDIVIDUO E A SOCIEDADE

O ser humano se desenvolve em grupo. Isoladamente difícil seria seu desenvolvimento, nasce dentro de um grupo que o faz aceito. A sociedade precede o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social.

A socialização do individuo, depende da sua interação em grupo e do seu desenvolvimento. È a aquisição de maneiras de agir, pensar e sentir, próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o individuo vive, adquirindo uma personalidade própria, mas ainda identificável ao grupo.

Os principais agentes da socialização:

• A família.

• A escola.

• Os grupos: de idade, de faixa de renda, de escolaridade, etc.

• Os meios de comunicação.

• Os grupos “referências”: Grupo de indivíduos que influenciaram, ou influenciam outros indivíduos.

Personalidade Social

É o sistema de tendências do comportamento total de uma pessoa. Diferem-se de acordo com a sociedade em que vive de acordo com cada cultura. Tendem a sofrer variações entre grupos sociais menores e outros maiores.

Em outros termos podemos afirmar que cada subcultura desenvolvera um tipo de personalidade social normal, aceitável por esta cultura.

Uma sociedade dispõe de um ou mais tipos de personalidade, que contribuem para o processo de socialização. Algumas personalidades viram Símbolos históricos e/ou heróis, impondo características positivas a serem seguidas/imitadas pela determinada sociedade que as aceita.

Status e Posição Social.

Ao longo da vida o processo de socialização pode passar por varias posições social. São fundamentais para o funcionamento da sociedade, estabelecendo conexões e relacionamentos entre os indivíduos.

• O Status Social: é a posição que o individuo ocupa na sociedade. Podendo ocupar vários Status ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com