TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenvolvimento Economico

Trabalho Universitário: ATPS Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  7.507 Palavras (31 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Professor(a): Mª Renata

Tutor presencial: Ricardo Lavor

Josival José da Silva RA 378356

José Gustavo Carvalho de Alexandre Silva RA 350906

Caruaru, 31 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Desenvolvimento econômico do curso de Administração, da Universidade anhanguera Uniderp, ministrado pela professor(a) Mª Renata.

Caruaru, 31 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Objetivo: Produção de artigo científico.

Professor(a) Mª Renata

Tutor Presencial: Ricardo Lavor

Data de Aprovação:________de________________________de 2014

Caruaru, 31 de maio de 2014

Introdução

É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.

Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.

Etapa 1 - O Conceito Histórico do Desenvolvimento Econômico sobre o PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH dos países do BRICS e a influência do bloco na economia mundial

Conceitos do PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010),

O cálculo fica apenas nas mãos do IBGE,Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e mandamos dados para o IBGE sob a garantia de sigilo. Dessa forma, outros analistas não teriam condições de determinar com precisão qual o valor correto, mas apenas realizar estimativas sobre o desempenho da economia.

A medição foi aplicada no mundo e, conseqüentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. No Brasil, a responsabilidade pelo cálculo já esteve a cargo da Faculdade Getúlio Vargas até 1990. Em seguida, o IBGE passou a fazer a medição

O método foi criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940. Stone foi imediatamente reconhecido, como fica claro pela adoção quase instantânea de seu método em quase todo o mundo.

O PIB nominal é valor calculado levando-se em conta os

preços do ano corrente:ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido como preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.

Para se chegar a renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. No caso do Brasil, teríamos o seguinte: PIB (2, 889 trilhões de reais*) / 190 milhões de habitantes** = 15.205 reais / habitante, Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seria responsável em média pela produção de riquezas correspondentes a 15.205 reais.

O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2011). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

Informações, índices e dados da economia brasileira

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com