TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE ECONOMIA

Etapa 1

AUTO-ESCOLA

O mercado consumidor de uma auto-escola na maioria das vezes é formado por um publico jovem, que logo após atingirem a maioridade procuram se habilitarem afim de já começar por aí o seu primeiro passo em direção a independência dos seus pais. Totalizam eles (os jovens) 85% do publico alvo e o restante pelas pessoas já adultas. Quase sempre são os pais responsáveis pelos custos uma vez que nesse período os filhos estão terminando a faculdade ou tentando entrar no mercado de trabalho, não tendo ainda como se manterem financeiramente.

Atualmente se gasta de 15 a 20% da renda para se tirar uma carteira de habilitação e normalmente as empresas facilitam o pagamento sendo na forma à vista ou parcelada.

Muitas mudanças ocorreram junto ao mercado consumidor de auto-escola, até 1997, as leis e normas regidas pelo Código Nacional de Transito eram flexíveis e ultrapassadas, e nem sempre seguidas à risca por falta de regulamentação e supervisão do órgão responsável. A partir de setembro de 1998 entrou em vigor do Código de Transito Brasileiro (CTB), o qual começou a mudar o conceito de leis e normas de trânsito no nosso país. As empresas, até então nomeadas antes como Auto-Escola, passaram a se chamar CFC (Centro de Formação de Condutores), tendo estas que se adequarem e seus funcionários se especializarem cada vez mais.

Contrariando os pensamentos de muitos, com o tempo houve uma melhora significativa no ensino dos profissionais e conseqüentemente no aprendizado dos candidatos a habilitação para conduzir veículos automotores (CNH). Hoje se pode afirmar que as empresas (auto-escolas) estão mais estruturadas e politicamente corretas, devido às normas e regulamentos implantados pelos órgãos do CONTRAN (Conselho Nacional de Transito) e Denatran (Departamento Nacional de Transito), sendo que a supervisão fica a cargo dos Detrans Estaduais.

Talvez as constantes regulamentações no Código de Trânsito, com leis mais rígidas e as penalizações impostas aos motoristas infratores contribuíram consideravelmente para o aumento da demanda junto às auto-escolas, principalmente nesse ano de 2103 onde uma lei já regulamentada obrigará a partir de 2014 a utilização do Simulador de Direção para os candidatos, onerando ainda mais o custo para quem desejar se habilitar futuramente.

Toda auto-escola segue as normas e determinações impostas pelo Detran Estadual, e a fiscalização de suas atividades fica a cargo da CIRETRAN (Circunscrição Regional de Transito) do município que a empresa esta vinculada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com