TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Ensaios: ATPS ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 22

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

ECONOMIA

Trabalho elaborado para avaliação nas disciplinas de Teoria da Administração, Professora Ma. Renata M. G. Dalpiaz e e Deisy Franciellen, Turno Noite, 2º bimestre.

MACAÉ /RJ, 26 DE SETEMBRO, 2013

ETAPA 1

RAMO DE CANA DE AÇUCAR - EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

A região de Campos dos Goytacazes, que hoje é mais conhecida por abrigar as maiores reservas de petróleo do país, chegou a ter 23 usinas em funcionamento. Hoje, restam apenas três.

A cana de açúcar é uma a matéria prima básica para a produção de açúcar, melado, rapadura, alimentação animal, entre outros., que se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira.

O Brasil é hoje o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo, seus produtos são utilizados na produção de açúcar, álcool e etanol, e com isso conquista, cada vez mais, o mercado externo com o uso do biocombustível como alternativa energética.

Uma tonelada de cana-de-açúcar produz 80 litros de etanol sendo que um hectare de terra produz 88 toneladas de cana-de-açúcar, no total são produzidos 7040 litros de etanol por hectare.

Na região do Norte Fluminense, especialmente no município de Campos dos Goytacazes, a cana-de açúcar ainda é a principal atividade agrícola, porém no momento com uma produtividade mais baixa; sendo que recentemente a cooperativa de produtores de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, assinou um contrato em parceria com a Agerio, empresa de fomento do governo do estado e a Caixa Econômica Federal, para ampliar a mecanização no corte da cana.

Com essa nova cooperativa a demanda em relação a compra e venda aumentará em torno de 35% A 40% da produção.

Hoje a compra da cana de açúcar se dá em torno de 35% e a venda em torno de 65% devido as exportações, pois Brasil é responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mundo e deve alcançar até o ano de 2019 uma produção de 47,34 milhões de toneladas do produto, sem contar com a produção do etanol que também é produzido no Brasil, a partir da cana-de-açúcar, e com o aumento do consumo interno, a produção projetada para 2019 é de 58,8 bilhões de litros, mais que o dobro da registrada em 2008, e as exportações em 8,8 bilhões.

Em Campos houve uma redução do porte das empresas no setor de alimentos, que é muito importante para o PIB local, e uma crescente tendência ao crescimento de atividades do setor terciário em detrimento à atividade agro-industrial que sofreu com as crises dos anos 80 e 90.

Hoje Campos dos Goitacazes tem uma população em torno de 477.200 habitantes que são consumidores e pretendem satisfazer suas necessidades de acordo com as influências e que apesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra.

Os consumidores de maneira geral se sentem insatisfeitos com os preços absursos das mercadorias derivadas da cana de açúcar e em especial dos preços dos combustíveis na região, onde deveriam ter os menores preços devido ser uma região com uma grande produção de cana de açúcar.

O programa Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAEcana) regula o plantio da cana, levando em consideração o meio ambiente e a aptidão econômica da região. A partir de um estudo minucioso, são estipuladas as áreas propícias ao plantio com base nos tipos de clima, solo, biomas e necessidades de irrigação.

Está previsto, ainda, um calendário para redução gradual, até 2017, da queimada da cana-de-açúcar em áreas onde a colheita é mecanizada, proibindo o plantio na Amazônia, no Pantanal, na Bacia do Alto Paraguai (BAP) e em áreas com cobertura vegetal nativa.

A agroindústria açucareira é a mais antiga atividade econômica do Brasil, está relacionada aos principais eventos históricos do país. O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de cana-de-açúcar do mundo, empatando com a Índia. É isoladamente o maior produtor de açúcar de álcool e o maior exportador mundial de açúcar.

Os principais produtos e subprodutos do álcool são o etanol, a vinhaça o gás carbônico, o óleo de fúsel, recuperação de leveduras. O principal uso do etanol por ordem de importância no Brasil é o de combustível veicular, indutor de octanagem, solvente etc. Dentro da alcoolquímica o etanol pode ser usado na forma desidratada para produção de etileno, PEVC, polietileno, poliestireno, óxido de etileno (sulfactantes, poliésteres e glicóis) e na forma desidrogenada para produção de acetaldeído que por sua vez entra na produção de crotonaldeído (butanol, octanol), ácido acético (anidro acético, acetatos), vários outros (ácido panacético, pentaeritritol etc.). Como gás carbônico é usado na produção de gelo seco, bicarbonato de amônio. Como óleo de fúsel é usado na produção de álcoois amílico, isoamílico, propílico, etc. Na recuperação de leveduras pode ser usado na fermentação alcólica e na nutrição animal.

Já os principais usos produtos e subprodutos do açúcar são o consumo do açúcar direto, a indústria sucroquímica produzindo glicose, frutose, ácido oxálico, polióis (solventes e polióis), glicerina, ácido levulínico, ácido arabiônico, sorbitol, manitol, sacarose e derivados (octobenzoato, acetato, isobutirato, ésteres graxos, octacetato, et,), sucralose. Além dos produtos anteriormente citados existe fermentações diversas produzindo acetona butanol, álcool dacetona, difenol propano, metil metacrilato, além de fermentações finas como antibióticos, ácidos orgânicos, vitaminas, ênzimas industriais, aminoácidos, e insumos biológicos.

A descrição anterior dos produtos e subprodutos da cadeia sucroalcooleira tem a finalidade de mostrar a ampla potencialidade do complexo, pois poderão vir a ser uma importante alternativa estratégica para o setor.

A abordagem econômica mais tradicional centra o seu foco na concorrência entre empresas de um setor econômico. No estudo das cadeias produtivas, conforme proposto neste estudo, a análise possibilita uma visão integrada de setores que trabalham e forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com