TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA 2 SEMESTRE

Ensaios: ATPS ECONOMIA 2 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução à Macroenomia

Apresentam-se neste trabalho as ações desenvolvidas pelo grupo como as atitudes do governo que podem ser consideradas e/ou classificadas como Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Política de Rendas. Tendo em mente que as mesmas têm como objetivo estimular ou desacelerar a demanda do (PIB). Para isso é feito o controle de inflação, estimulando a economia ser administrada corretamente. As políticas macroeconômicas têm como objetivos o alto nível de emprego, distribuição de carga fiscal, resistência a queda de juros e a menor cotação do Dólar.

Passo 1:

A cidade escolhida para nosso estudo é Rio Verde-GO

O município de Rio Verde localiza-se na micro região do Sudoeste do Estado de Goiás, a 222 Km de Goiânia e a 445 Km de Brasília, ocupando área de 8.388 Km² e contando com a população estimada de 185.465 habitantes, 91% dela na zona urbana e 9% na zona rural. O município possui infraestrutura para acolher empresas e pessoas atraídas por busca de novas oportunidades, o que o destaca em relação aos demais do Estado. É o maior produtor de grãos, o maior arrecadador de impostos sobre produtos agrícolas e o maior centro difusor de novas tecnologias do Estado. O comércio e a indústria são um dos mais fortes e competitivos do Estado. O processo de industrialização teve início na década de 70, através da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano - COMIGO que, aliada a outras e à valorização do cerrado, fizeram com que indústrias de grande porte, com reconhecimento internacional, optassem por se instalar em Rio Verde.

O PIB de Rio Verde em 2010 foi R$ 4.160.501 e a renda PIB per capita R$ 23.571,97.

A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria de Estado de Comunicação informa que segundo dados estatísticos do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) que a cidade de Rio Verde mantém sua posição de 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Goiás. As principais vocações econômicas do município são a agricultura, a pecuária, a indústria e o turismo. Rio Verde tem um dos maiores índices de alfabetização do Estado e também do país, 89,5%, contra a média nacional que é de 87,2%. É o maior centro de ensino superior da região, oferecendo mais de quatro mil vagas nos diversos cursos aqui existentes.

Rio Verde, em termos de Brasil, foi um dos municípios pioneiros a implantar sistema municipal de ensino próprio, isso já em 1997. Em 2001, juntamente com outros 52 municípios dos diversos estados do país, integrou o Programa Escola Campeã desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna e pela Fundação Banco do Brasil. Em termos educacionais, pode-se dizer que Rio Verde vive um período de crescimento em qualidade e abrangência.

A taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

Passo 2:

A- A regionalidade e o desenvolvimento empresarial: o caso do APL vinícola de Jundiaí – SP

A vinícola de Jundiaí contribuiu na formação e desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local - APL - vinícola de Jundiaí (SP), representado pelos Produtores de Vinho Artesanal do Bairro do Caxambu, abrangendo o período de 2001 a 2005. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Constatou-se a existência de uma consciência regional abordando a inovação como estratégia competitiva, ressaltando que a capacidade de articulação entre os atores socioeconômicos apresenta interação ainda incipiente com as instituições locais, gerando externalidades positivas de relativa representatividade para o agrupamento, contribuindo de forma restrita para a eficiência dos participantes. A análise dos dados possibilitou formular a proposição de que a regionalidade é um influente fator de desenvolvimento das micro e pequenas empresas produtoras de vinho, integrantes do APL vinícola de Jundiaí – SP.

Na década de 80, nota-se o período de expansão e domínio do mercado nacional pela produção vinícola do Estado do Rio Grande do Sul.

Os produtores do sul do país iniciaram a produção posteriormente e obtiveram maior êxito na área. Conforme dados disponibilizados pela UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura), entidade que representa o maior estado produtor nacional – o

Rio Grande do Sul, este responde na atualidade do período em questão, pela produção de aproximadamente 95% dos vinhos do Brasil (UVIBRA, 2005).

Este estudo, excerto de dissertação de mestrado defendida (Junqueira, 2006),

tem como objetivo analisar o Arranjo Produtivo Local (APL) formado pelos produtores

de vinho artesanal do bairro do Caxambu, no município de Jundiaí (SP).

B-

MACROECONOMIA

Política Monetária

Definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Em outras palavras, sendo o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento (registro do todas as transações de caráter econômicas financeiras realizadas por residentes de um país com os residentes dos demais países) adverso, para obter o pleno emprego.

A política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos:

* Estruturas das taxas de juros;

* Controle dos movimentos do capital internacional;

* Emissões de moeda;

* Controle sobre os termos de compra e venda a prestação e controles gerais ou seletivos sobre o crédito concedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais;

Um exemplo de política monetária, quer dizer um mau exemplo de política monetária, é o que os Estados Unidos esta fazendo neste momento, inserindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com