TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Ensaios: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O trabalho refere-se a um artigo de uma empresa de automotivos apresentando dados estatísticos, gráficos e análises de produtos, visando obter dados que auxiliem tanto na produção, quanto na venda. Além de enfatizar a estatística e suas aplicações no campo da administração. Todos os assuntos descritos acima apresentam conceitos e representação gráfica que ajudam a compreender todo o processo.

Sumário

Resumo: Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

Em uma indústria de fundição do Norte Catarinense............................................................... 3

Resumo: Conceito e aplicação da Estatística............................................................................. 6

A presença da Estatística na administração............................................................................... 6

Conclusão................................................................................................................................... 7

Bibliografia................................................................................................................................ 8

Resumo: Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

Em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

O artigo se trata de uma empresa que trabalha com automotivos, portanto a qualidade de seus serviços são extremamente importantes para atuar no mercado competitivo. Uns dos produtos de destaque na empresa é um determinado bloco de motor para caminhões a disel, pela sua capacidade de durabilidade, ou seja, seu grau de resistência a tração.

A empresa trabalha através do método de amostragem, onde o primeiro bloco do lote passa por um processo minucioso, caso não aja nenhum, erro todo lote é aprovado, caso aja algum distúrbio á uma analise critica em relação a todo lote que é apresentado através de gráficos analíticos.

O dado adquiridos pela empresa vamos supor anualmente podem revelar informações que nos levariam a um melhor controle de qualidade. No artigo segue uma tabela que mostra a produção da empresa durante o ano de 2004, onde podemos encontrar a freqüência amostral de um bloco/dia.

Com o valor da freqüência se torna possível uma analise estatística onde podemos obter dados que demonstrem se distribuição esta normalizada ou não. Se os dados estiverem numa escala normal e possível a aplicação de gráficos de controle do tipo Shewhart.

Exemplo:

Criados por Walter A. Shewhart são gráficos que constituem de uma linha central e duas linhas paralelas a esta, chamadas de limites inferior e superior de controle. Infelizmente esses gráficos são ineficazes para detectar pequenas alterações na média.

Alem dos gráficos é necessário o valor da amplitude, já que estamos falando de uma amostra unitária, e que se trata de uma amplitude móvel, que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração. Para adquirir o resultado podemos usar duas formulas:

Voltando ao assunto gráfico, com objetivo de detectar possíveis mudanças na media do processo, foram construídos os gráficos alternativos aos de sahewhart.

Como por exemplo: O gráfico das observações individuais (Xi), gráfico da amplitude móvel (MR), gráfico soma cumulativa(CUSUM), gráfico da media móvel exponencialmente ponderada (EWMA).

• Gráficos de Observação Individual (Xi)

Como podemos observar os dados se distribuem aleatoriamente em torno da linha media do processo mantendo-se dentro da região de controle do gráfico não exigindo portanto nenhuma intervenção no processo.

• Gráficos da Amplitude Móvel (MR)

Podemos observar de que em modo geral o processo não apresentou uma variabilidade que ultrapassasse os limites de controle. No entanto é importante mencionar que a coleta feita no 64° dia, apresentou uma amplitude de 44MPA, portanto fora do limite superior de controle. Que pode nos levar a conclusão de que a um risco.

• Gráficos da Soma Cumulativa (CUSUM)

São gráficos que incorporam diretamente toda informação nas seqüências de valores da amostra de um valor alvo. É representada pela expresão:

Exemplo Gráfico da Soma Cumulativa:

• Gráfico da Medida Móvel Exponencialmente Ponderada

Se trata da media móvel exponencialmente ponderada, é uma forma alternativa ao gráfico de Shewhart,utilizada para detectar pequenas mudanças na media do processo. O gráfico pode ser difinido pela seguinte expressão:

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com