TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO GUAICURU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA ESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA

CAMPO GRANDE-MS 2013

//2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO GUAICURU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA ESTATÍSTICA

PROFESSORA IVONETE MELO DE CARVALHO

ESTATÍSTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração na Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Guaicuru, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Prática Supervisionada

CAMPO GRANDE-MS

/ /2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade, através de relatórios, apresentar um estudo de caso, mostrar como coletar e analisar dados por meios estatísticos, e através deles montar estratégias para que com precisãoa empresa possa tomar decisões.

Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões. Considerada uma das competências mais importante dentro de uma organização, a estatistica é usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica .

Ao longo dos anos tornou-se uma ferramenta fundamental e indispensável para qualquer profissional. Apesar de ser usada pelos povos antigos, inclusive em citações biblicas, foi no século XX que ela teve seu maior destaque.

A partir do momento em que as organizações se viram na necessidade de uso estatístico os riscos se tornaram menor, e os dados numéricos passaram a ser usados para aprimorar e aumentar a produção dentro da organização.

Diante disso os resultados por nós apresentados, baseados em dados fictícios, ajudaram a elaborar as análises com decisões que se faz necessário para que toda a empresa e nem os clientes fossem prejudicados.

ESTATÍSTICA

Derivada da palavra latina status (estado) a estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões, e esses dados são coletados através de dois conjuntos chamados população e amostra.

Uma população é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse, e que tem como característica populacional a descrição numérica de um parâmetro.

Uma amostra é um subgrupo de uma população, que tem como característica amostral a descrição numérica de uma estatística. As mais usadas na amostragem poderá ser aleatória simples, sistemática e estratificada proporcional, onde:

-Amostragem aleatória simples: qualquer membro de uma população tem a mesma chance de ser selecionado;

-Amostragem sistemática: quando é atribuído um número de cada membro da população, e esses são ordenados de alguma maneira, como por exemplo, cada 3º ou 5º membro é selecionado, ou qualquer membro que começa com a letra A;

-Amostragem estratificada proporcional: é quando, por exemplo, é definido para a pesquisa que é preciso ser 50% homem e 50% mulher.

O estudo de estatística tem duas ramificações consideráveis:

-Estatística descritiva: ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação de dados;

-Estatística inferencial: ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Os conjuntos de dados podem ser do tipo qualitativo que consistem de atributos, rótulos ou entradas não numéricas; ou quantitativo que consiste de medidas numéricas ou contagens.

Um estudo de caso proposto, do artigo “Aplicação dos conceitos de controle Estatístico de Processo (CEP)” do autor Gueibi Peres Souza,é feito em uma indústria de fundição, localizada no Estado de santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP), usa a estatística para medir a variação da qualidade de seu produto.

Essa indústria produz blocos para veículos automotores e os fornece a grandes indústrias automotivas onde a qualidade das peças é fundamental para novos pedidos, ou a continuar com eles.

Para medir a qualidade, essa indústria coleta sempre o primeiro bloco do lote, extrai o corpo de prova, usina o corpo de prova, realiza o ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa e compara o resultado, onde se a amostra for rejeitada o lote inteiro é rejeitado.

Devido às dimensões do bloco na qual dificulta seu manuseio a coleta das amostras se dá de forma unitária, e a tração só pode ser feita após o mesmo estar resfriado (variando entre 45 e 240 minutos após a fundição, dependendo das condições locais de temperatura), o que dificulta uma inspeção antes que todo o lote seja produzido.

Os dados coletados são colocados em planilha, onde são feitos diversos gráficos para medir a tração.

Foram construídos também gráficos alternativos para amostras unitárias, ou seja, o da soma cumulativa e o da média móvel exponencialmente ponderada; gráficos para que se conheça e analise a variabilidade do processo.

Sendo assim toda a análise feita até o momento buscou identificar informações a respeito da estabilidade do processo, porém é necessário saber se o mesmo está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com