TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Artigo: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................03

DESENVOLVIMENTO ..........................................................................04

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS ..............................................................................................05

CONTROLE DE PESO DOS PACOTES DE CAFÉ ............................05

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: MÉDIA, MODA E MEDIANA ................................................................................................10

MEDIDAS DE DISPERSÃO ...................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................12

BIBLIOGRAFIA ......................................................................................13

INTRODUÇÃO

Neste estudo de caso vamos abordar o tema “Estatística”, a definição de seus conceitos e métodos.

Os assuntos abordados serão exemplos sobre a verificação da qualidade do processo de empacotamento de embalagens de café (1 kg). Serão recolhidas amostras de uma determinada marca de café em pó e serão efetuados os respectivos procedimentos necessários para determinar seus índices de aprovações.

O trabalho será realizado de forma que possamos compreender a desenvoltura da estatística no dia a dia que por muitas vezes passamos despercebidos de tais conceitos.

Tendo em mente que a estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões, podemos desta maneira entender ainda mais que a estatística nos oferece informações que nos permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

O tema abordado demonstra que a estatística está cada vez mais presente na necessidade de realizar analises e avaliações objetivas.

As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de tais dados para que se obtenham informações essenciais em seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social.

Na estatística consideram-se dois ramos:

• Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor;

A Estatística Descritiva trata da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade atual ou factos passados relativos ao conjunto observado. O seu objetivo é informar, prevenir, esclarecer.

• Estatística Indutiva que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.

A Estatística Indutiva trata de estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de parte dela (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o Cálculo Das Probabilidades.

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.

Aplicação da estatística na administração das empresas

Toyota

Nas concessionárias Toyota aplica-se o conceito de estatística no monitoramento do ISC (índice de satisfação do cliente), onde é monitorado o nível de satisfação dos clientes que foram atendidos no Pós Venda da concessionária (peças e serviços). É realizado uma pesquisa semanal com 2(dois) clientes selecionados aleatoriamente que foram atendidos durante a semana e a partir dessa pesquisa sai uma nota da evolução de todos as concessionárias do Brasil.

Autoban

Através do monitoramento a concessionaria que administra rodovias no Estado de São Paulo consegue melhorar seu desempenho no atendimento a usuários através do monitoramento de dados.

Investimento em obras

A CCR AutoBAn, desde o início da concessão, em maio de 1998, já investiu mais de R$ 4,5 bilhões em obras no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, na melhoria constante dos serviços prestados, em educação – para preparar o motorista de amanhã –, em saúde, com programas voltados para os motoristas de caminhão, e em segurança, entre outras ações.

Vidas salvas

CCR AutoBAn salva em média 100 vidas por ano: a média mensal de mortes foi reduzida em 28%. Em seus 13 anos de história, a CCR AutoBAn reduziu em 64% o índice de mortes no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que leva em conta a extensão das rodovias, o fluxo de veículos e número de dias do período, em 6% o índice de feridos e em cerca de 23% o índice de acidentes.

Controle de peso dos pacotes de café

Foi realizado uma amostragem referente a pesagem de pacotes de café de 1 kg, onde realizamos uma pesagem aleatória.

A pesagem foi feita em 100 pacotes de café de 1 kg de uma determinada marca, na própria cidade que nós, acadêmicos residimos, em uma das lojas de uma rede de supermercados.

Através da retirada dos pacotes de um palet realizamos a pesagem dos pacotes com auxilio de uma balança própria para este tipo de pesagem deste tipo de alimento.

Utilizamos o método da estatística de amostra aleatória simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com