TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ESTATISTICA

Monografias: ATPS - ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Introdução.................................................................................................................. 3

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO – ETAPA 1....................................... 4

Passo 1 – Conceito estatística discritiva.................................................................... 4

Passo 2 – Tempo de vida útil das lâmpadas.............................................................. 6

Passo 3 – Distribuição de frequencia........................................................................ 6

Passo 4 – Gráficos..................................................................................................... 7

3. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO – ETAPA 2 ..................................... 10

Passo 1 – Medidas de posição e medidas de dispersão e variabilidade.................... 10

Passo 3 – Desafio..................................................................................................... 12

4. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO – ETAPA 3 ..................................... 17

Passo 1 – Probabilidade............................................................................................. 17

Passo 2 – Desafio....................................................................................................... 18

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA.................................................................... 21

INTRODUÇÃO

Neste estudo vamos abordar o tema Estatístico a definição dos conceitos iniciais e métodos.

Serão abordados exemplos de aplicações da estatística na área de Administração.

Palavras-chave: Frequência, media, mediana e probabilidade

ETAPA 1 – INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA.

Passo 1 – Conceito estatística descritiva - Resumo.

 Desde a Antigüidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimento, de óbitos, faziam estimativas de riquezas individuais e sociais, etc;

 Na idade média colhiam-se informações, geralmente com a finalidade tributária;

 A partir do século XVI começaram a surgir às primeiras análises de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos;

 No século XVII o estudo de tais fatos foi adquirindo proporções verdadeiramente científicas;

A definição de estatística não é única, a estatística abrange muito mais do que um simples traçado de gráficos e cálculos de medidas. Uma definição seria:

A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-lo, analisá-los interpretá-los e deles extrair conclusões.

Dois métodos científicos podem destacar: o método Experimental e o Método Estatístico.

O método experimental consiste em manter constante todas as causas (fatores) menos uma e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos caso existam.

O método estatístico diante da impossibilidade de se manter causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as registrando essa variação e procurando determinar no resultado final que influências cabem a cada uma delas.

O Estatístico promove o levantamento de pesquisas estatísticas em suas aplicações técnicas e científicas, investigando, elaborando e testando métodos matemáticos e sistema de amostragem, bem como coletando, analisando e interpretando os dados relacionados com os fenômenos estatísticos, e ainda estudando e renovando a metodologia estatística a fim de estabelecer a sua evolução e desenvolvimento.

Vinculam-se aos campos profissionais que exigem ou permitem o exercício do estatístico. Resultam da prática profissional e decorrem quase sempre da demanda decorrente no mercado de trabalho.

As Aplicações da estatística se desenvolveram de tal forma que, hoje, praticamente todo o campo de estudo se beneficia da utilização de métodos estatísticos. Os fabricantes fornecem melhores produtos a custos menores através de técnicas de controle de qualidade. Controlam-se doenças com o auxilio de análises que antecipam epidemias. Espécies ameaçadas são protegidas por regulamentos e leis que reagem a estimativas estatísticas de modificação de tamanho da população. Visando reduzir as taxas de casos fatais, os legisladores têm melhor justificativas para leis como as que regem a poluição atmosférica, inspeções de automóveis, utilização de cinto de segurança, etc.

Não é de hoje que ocorrem abusos com a estatística. Assim é que , há cerca de um século, o estadista Benjamin Disraeli disse: “Há três tipos de mentiras: as mentiras, as mentiras sérias e as estatísticas”. Já se disse também que “os números não mentem; mas os mentirosos forjam os números” (Figures don’t lie; liars figure) e que “se torturarmos os dados por bastante tempo, eles acabam por admitir qualquer coisa”. O historiador Andrew Lang disse que algumas pessoas usam a estatística “como um bêbado utiliza um poste de iluminação – para servir de apoio e não para iluminar”. Todas essa afirmações se referem aos abusos da estatística quando os dados são apresentados de forma enganosa. Eis alguns exemplos das diversas maneiras como os dados podem ser distorcidos.

A estatística Indutiva ou inferencial está relacionada a incerteza. Inicia-se no cálculo das Probabilidades e se desenvolve por todo a área da inferência.

 POPULAÇÃO: É um conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum.

 CENSO: é a coleção de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com