TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Dissertações: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho prático supervisionado nos auxilia no conhecimento da importância da Estatística como uma das ferramentas do Administrador nas tomadas de decisão, com resultados precisos e rápidos, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas de obtenção das informações permitindo o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento no campo da administração.

Lembrando que hoje em dia para conseguirmos excelência na produção, vendas, enfim em todos os departamentos da organização precisamos de dados e informações completas, onde a estatística nos proporciona para alcançarmos a satisfação do consumidor final e o crescimento organizacional como um todo.

Realizamos em nosso trabalho a pesagem de sacos de café de 500g da marca Café Matão na padaria de um dos bairros da periferia de nossa cidade, os resultados foram satisfatórios para a empresa de nossa cidade.

1 - Definição de Estatística

É um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos, como exemplo temos os procedimentos e etapas da produção de uma organização que podem serem monitorados para avaliação de desempenho.

Pessoas que trabalham nas áreas de administração, negócios, gerenciamento, gestão de qualidade, precisam da Estatística, portanto, o meio para se chegar ao fim, não o fim em si mesmo, as informações devem ser apresentadas com clareza na forma de tabelas e gráficos já os índices as muitas taxas aparecem na mídia e precisam ser observados para estar em acordo com as normas. A Estatística, começa a fazer sentido no momento em que entende sobre o assunto, isso porque, no âmbito profissional, é preciso julgar a qualidade de cada amostra, levantar as causas, medir o tamanho dos riscos.

As fases do método da Estatística são: coleta de dados, crítica de dados, apuração de dados, exposição ou apresentação dos dados, análise dos resultados

1.1. - Aplicações da Estatística na Área da Administração

Os índices são medidas estatísticas usadas por administradores, para comparar variáveis relacionadas e obter um quadro simples das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume. O emprego de índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações, etc.

É grande a importância dos números para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização e quando o processo de desenvolvimento econômico provoca mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional.

O mercado muda constantemente, não sendo possível especificar o momento exato de quando essa mudança ocorre, a inserção de determinados instrumentos na vida cotidiana das pessoas reflete diretamente na maneira como elas se comportam socialmente, tendo em vista que é no campo social que se constituem as preferências e as limitações de consumidor. A constatação de que os fatos sempre ocorrem dentro de um contexto determinado nos induzem a concluir que os consumidores ao preferirem algum produto tem um motivo e esses motivos podem ser desvendados com o uso de técnicas apropriadas, a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social.

Com o desenvolvimento da estatística foi possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento, a estatística objetiva fornece métodos e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas a incertezas, a sua utilização deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho para que tenha em suas características profissionais a capacidade de lidar com suas realidades, ao construir estatisticamente ele passe por procurar organizar suas práticas com base em uma seleção de indicadores mais ou menos sortidos de acordo com as conveniências do momento.

Para termos cidadãos que participam e argumentam, é preciso levar em consideração a noção de conhecimento geral dos fatos sociais e não somente de alfabetização, a formação do profissional que trabalhará nas empresas do futuro deve ser centrada numa perspectiva política, social e cultural, possibilitando uma leitura estatística do mundo, compreendendo a leitura e a escrita de dados como produtos de uma prática social em processo, na qual o sujeito e a educação precedem a escolarização, é possível afirmar que a inserção de determinados mecanismos no cotidiano das pessoas refletem diretamente nas empresas, que devem estar preparadas para as mudanças que a sociedade impõe. Segue abaixo as aplicações da estatística:

Estatística na Indústria: no planejamento industrial, começa na implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial com o crescimento do empreendimento.

Estatística nos Recursos Humanos: realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles, universidades e instituições de pesquisas

ministram disciplinas relacionadas à estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.

Na Demografia: estuda a evolução e as características da população. Área de Marketing e Análise de Mercado: monitoramento e análise de mercado.

2. Amostra de Pesagem de Café

Amostra de pesagem de 100 pacotes de 500g de café da marca Café Matão, de uma padaria da periferia de nossa cidade Matão/SP.

AMOSTRA PESO

1 505

2 508

3 504

4 506

5 508

6 504

7 503

8 507

9 506

10 508

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com