TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Dissertações: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  7.634 Palavras (31 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 31

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Teresina - ISA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTABÉIS - 4

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

TUTOR A DISTÂNCIA: Renata M. G. Dalpiaz

TUTOR PRESENCIAL: Ricardo Oliveira do nascimento

COMPONENTES:

ANA RENAIA (RA: 444069)

VANIEL GOMES (RA: 427391)

RAQUELINE OLIVEIRA (RA: 8112719594)

SAMARA DO NASCIMENTO (RA: 7934695411)

VAGMAR RODRIGUES (RA: 421946)

TERESINA, 15 de SETEMBRO DE 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................3 e 4

2. A ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO........................................................ 5 e 6

2.1PLANEJANDO A COLETA DE DADOS.................................................6, 7, 8 e 9

3. AMOSTRAGEM.............................................................9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16

4. FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA DA PESQUISA........................16 e 17

5. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL.................................................17, 18 e 19

6. MEDIDAS DE DISPERSÃO.....................................................................19, 20 e 21

7. CÁLCULO DE ACORDO COM OS DADOS COLETADOS............22, 23, 24 e 25

8. ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS OBTIDOS.....................................26 e 27

9. BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………….28

A mente avança até o ponto onde pode chegar; mas depois passa para uma dimensão superior, sem saber como lá chegou. “Todas as grandes descobertas realizaram esse salto.”

Albert Einstein

INTRODUÇÃO

O estudo à Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Analisa parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

Esta ciência nos fornece técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, tem por objetivo extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

Embora recente na área de pesquisa, a Estatística remontaà antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnéticoe disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

A ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A utilização da Estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho, visando que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.

Hoje em dia quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com