TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Trabalho Escolar: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O acidente de trânsito é uma ocorrência que afeta diretamente o cidadão, porque pode resultar em morte, incapacitação física, perdas materiais, podendo provocar sérios comprometimentos de cunho psicológico, muitas vezes de difícil superação.

Os acidentes de trânsito no Brasil atualmente fazem com que uma grande quantidade de vidas sejam perdidas Infelizmente, esses números parecem não atingir a sensibilidade dos órgãos de trânsito e dos nossos governantes, no sentido de se combater com ações essa real guerra no trânsito.

São 43 mil mortos por ano no Brasil, o que nos coloca em quinto lugar no mundo.

As estatísticas apontam: Um acidente a cada 30 segundos; duas indenizações a cada minuto, Segundo a Organização Mundial de Saúde 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, ou seja: “imprudência, quando alguma regra é conscientemente quebrada; negligência, quando não há cuidado no cumprimento das normas; e imperícia, falta da habilidade necessária à condução do veículo.”

APRESENTAÇÃO

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais - DETRAN/MG e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS estão trabalhando em parceria para elaboração de estatísticas de acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte desde 2000. Até o ano de 2003 a divulgação foi de responsabilidade do DETRAN/MG e a partir de 2004 a divulgação é de responsabilidade conjunta DETRAN/MG e BHTRANS.

O relatório apresenta indicadores históricos de segurança de trânsito, dados de acidentes de trânsito, de vítimas fatais e não fatais, de veículos/condutores e com dados totais. Os dados deste relatório foram obtidos por meio de análises do banco de dados de acidentes com vítimas do município de Belo Horizonte, formado pela digitação e consistência dos boletins de ocorrência de trânsito com vítimas que estão sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos -DEAV, órgão subordinado ao DETRAN/MG.

No ano de 2011, no município de Belo Horizonte com frota de 1.429.865 veículos, ocorreram 16.294 acidentes de trânsito com vítimas, que provocaram 20.110 vítimas não fatais e 217 vítimas fatais. Destes acidentes, 2.889 foram atropelamentos, sendo 39 atropelamentos de

animais que incluem pessoas como vítimas.

Em média, a cada dia do ano de 2011 ocorreram 44,6 acidentes de trânsito com vítimas

em Belo Horizonte e 55,7 pessoas sofreram algum tipo de lesão ou morreram. Também, em média diária 77,5 veículos envolveram-se em acidentes, sendo 37,8 automóveis e 28 motocicletas. A cada cem dias, em média, morreram no local do acidente aproximadamente 59,5 pessoas, destas 20,8 eram pedestres e 17,5 motociclistas.

SINOPSE REFERENCIAL ACIDENTES DE TRANSITO

SERIE HISTORICA DE INDICADORES DE SEGURANÇA DE TRANSITO

GRÁFICOS

ACIDENTES DE TRANSITO COM VITIMAS 2010 A 2011

Em 2011, o total de acidentes reduziu 3,1% em relação à 2010, sendo que os atropelamentos apresentaram uma redução de 8,5% e os acidentes envolvendo motocicletas reduziram 2,7%.

ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VITIMAS POR INTERVALO DE HORÁRIO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com