TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS

Desde a antiguidade os governos tem se interessado por informações sobre sua população e riquezas. Confúcio narrou levantamentos feitos na China mais de 2.000 a.C. No antigo Egito, os faraós fizeram uso das informações de caráter estatístico conforme evidenciaram pesquisas arqueológicas. Registros mostram que alguns povos faziam controle de sua população, registrando migrações, nascimentos e óbitos, terras e riquezas. Os recenseamentos como o mencionado na Bíblia não passava de controles militares, referentes a baixa de soldados, armas, cavalos, como o objetivo reorganizar o exercito para novas conquistas e administrar terras. A partir do século XVI, começa a aparecer analise de forma mais sistematizada de alguns fatos sociais, e também a apresentação das tabelas com os primeiros números relacionados. No século XVIII surgem os primeiros passos para o controle por meio de dados obtidos e organizados tenham objetivos ou métodos que se relacionem com outras ciências sendo esta a primeira vez que se observa o termo estatística como uma ciência é a partir dessa época que as tabelas e representações gráficas ficaram mais significativa. Os estudos da probabilidade fizeram com que a estatística não ficasse apenas na coletânea de dados numéricos, mas que desse uma visão sobre o todo, pelo estudo das partes.

A teoria das probabilidades no final do século XVII aplicada a estatística existente deu origem a estatística moderna aplicada em todos os campos de pesquisa.

Nos dias atuais a estatística é utilizada praticamente por todos os setores da pesquisa tanto governamentais como privados, das ciências humanas, sociais, aplicadas, exatas, enfim por todos os ramos. Ela dá a possibilidade de visualizar e ampliar o conhecimento de uma forma mais generalizada, extrair as informações necessárias e também interferir nas diferentes localidades com as informações obtidas.

O que é Estatística?

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização na tomada de decisões. Esta utilização de técnicas estatísticas, destinadas à análise de situações complexas ou não, tem aumentado e faz parte do nosso cotidiano.

A teoria da Estatística preocupa-se em estabelecer modelos com base em técnicas estatísticas aptas de descrever, relacionar e fazer projeções a partir de situações reais por meio de tabelas, gráficos, medidas descritivas, amostragem, inferências, relações entre variáveis, que se fazem representações da realidade.

Podemos dividir a Estatística em três áreas:

Estatística Descritiva

Probabilidade

Inferência Estatística

Estatística Descritiva

Tem como objetivo descrever os fenômenos. Trata-se de técnicas estatísticas para sistematização, sintetização e apresentação de fenômenos de forma compreensível, dando visibilidade ao que realmente aconteceu ou acontece. A finalidade da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, de relatar e discutir.

Probabilidade

A Probabilidade pode ser discorrida como o teoria matemática utilizada para estudar a incerteza procedente de fenômenos que envolvem o acaso.

Inferência Estatística

A inferência reúne um conjunto de métodos que permitem fazer projeções com garantia e conhecimento da margem de erro máxima inerente às inferências realizadas com base em uma amostra.

Os principais conceitos da Estatística dizem respeito aos informantes e às informações que formam as bases do tratamento estatístico. Em Estatística, todo o valor que uma variável pode assumir, nos elementos de um conjunto, constitui uma população.

População: É o conjunto de todos os elementos com características que se deseja estudar,ou pode ser um grupo sobre o qual se realiza um estudo.

Se um estudo for para toda população será chamado de censo,se forem escolhidos alguns representantes a essa parte proveniente da população em estudo denominamos amostra.

Amostra: é uma contagem ou medição de parte de uma população.A amostra deverá ser no mínimo de 10% de elementos da população.

A escolha da amostragem deverá ser:

Amostragem aleatória simples:

Amostragem sistemática;

Amostragem estratificada proporcional.

O tamanho da amostra depende da área especifica que está sendo pesquisada.O resultado de uma pesquisa de amostragem refletirá o todo.

Dados, elementos e variáveis

Os dados estatísticos se obtêm mediante um processo que envolve a observação ou outra mensuração de características de uma população ou amostra.

Os dados podem ser:

primários, quando as informações são colhidas diretamente;

secundários, quando pesquisadores recorrem a relatórios, revistas ou a dados coletados por instituições especializadas.

O conjunto de dados é obtido por meio dos elementos da pesquisa, que fazem parte da amostra.

Elementos: são as entidades sobre as quais os dados são coletados, por meio de uma variável.

Uma variável é um item do elemento da pesquisa, e as respostas de todos os itens fornecerão os dados que representarão o grupo pesquisado.

As características de determinada população pode ser definida em:

qualitativas: características de uma população que não podem ser medidas. Exemplo: sexo, cor, raça. etc.

quantitativas: que podem ser quantificadas e são classificadas em discretas e continuas. Exemplo: idade, altura, peso, etc.

discretas: dados cujas variáveis podem assumir somente valores inteiros de um conjunto de valores.

continuas: aquelas variáveis que podem assumir um valor dentro de um intervalo de valores.

As variáveis discretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com