TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Dissertações: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1:

Estatística:

É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para tomada de decisões.

Estatística é o conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados, que serve para analisar informações, chegando a conclusões precisas ou não, mas que facilitam na tomada de decisões.

Ela permite estudar e controlar adequadamente, fenômenos, fatos e eventos, que podem ter resultados incertos.

Com o avanço no desenvolvimento tecnológico, temos novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos, ficando mais acessível a todos os cidadãos, para que todo mundo possa ter acesso a dados importantes e compreender melhor determinado assunto em pauta, ou algum processo que esteja sendo analisado, como por exemplo, dados sobre determinados candidatos a eleição, facilitando muitas vezes, os eleitores a tomar sua decisão de escolha, ou até mesmo para prever um resultado final.

Com o passar do tempo, houve a necessidade de se criar escolas e institutos de pesquisa estatísticos.

No Brasil, O IBGE, é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do país.

Por tanto a estatística vem atuando em algumas áreas, como indústrias, recursos humanos, universidades, instituições de pesquisa, área de demografia, área de marketing e mercado, na área financeira e bancária, entre outras.

O regulamento do exercício profissional da estatística foi criado em 15/07/1965 e suas responsabilidades estão redigidas pela lei 4739 e pelo decreto 62497.

Esta função de estatístico, permite levantar e analisar informações, planejar e analisar ferramentas em várias áreas científica, para se chegar a uma conclusão.

O profissional precisa extrair informações através de modernas técnicas de amostragem, modelagem e inferência.

O estatístico é um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um fenômeno.

Para esta base de informações ser mais precisa, é necessário conhecimento matemático e de informática, além de desenvolver boa comunicação oral e escrita, e fundamental para este profissional, aprender a trabalhar em conjunto com diferentes áreas do conhecimento.

O crescimento do uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentada em conhecimentos científicos.

A estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas e avaliar sua performance , identificando seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos, ou seja, a estatística pode ser empregada como a ferramenta fundamental em várias ciências.

O estudo da estatística tem duas ramificações consideráveis: Estatística Descritiva e Estatística Inferencial.

Definições:

Estatística Descritiva: É o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados, que pode ser em gráficos ou tabelas.

Estatística Inferencial: É o ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

População: Conjunto formado por todos os elementos cujas características o pesquisador deseja conhecer.

Amostra: Subconjunto da população.

Probabilidade: É uma ação, ou tentativa, pela qual resultados específicos ( contagem, medições ou respostas) são obtidos. O resultado de uma única tentativa em um experimento de probabilidade, é um resultado. O grupo de todos os resultados possíveis de um experimento de probabilidade é o espaço amostral. Um evento é uma subgrupo do espaço amostral. Ele pode consistir de um ou mais resultados.

Medidas de Tendência Central: Em estatística, uma medida de tendência central é um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade. É chamada ocasionalmente como média ou centro da distribuição. As medidas de tendência central mais comuns são a média , a mediana e a moda.

Média: A soma de todas as medições dividida pelo número de observações no conjunto de dados.

Mediana: O valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados

Moda: O valor que aparece com mais frequência no conjunto de dados.

As medidas de tendência central serve para representar o valor adequado de um conjunto.

Medidas de dispersão: É a variabilidade ou espalhamento de uma amostra. As medidas mais comuns para a dispersão são a variância e o desvio padrão.

Variância: É a soma do quadrado dos desvios dividida pelo tamanho da população (amostra)

Desvio Padrão: É a raiz quadrada da variância.

A s medidas de dispersão servem para indicar a ocorrência de muita discrepância entre valor mínimo e o valor máximo de um conjunto de dados. Essas medidas indicam se os dados concentrados ou dispersos são adequados para representar um conjunto.

Distribuição Binomial: É a distribuição de probabilidade discreta do número de sucessos numa sequência de n tentativas tais que as tentativas são independentes. Cada tentativa consiste em apenas duas possibilidades, sucesso ou fracasso.

Distribuição de Poisson: É uma distribuição de probabilidade de variáveis aleatória discreta que expressa a probabilidade de uma série de eventos ocorrer num certo período de tempo se estes eventos ocorrem independentemente de quando ocorreu o último evento.

Frequência Absoluta e Frequência Relativa:

Frequência absoluta é o número de vezes que uma determinada variável assume este valor.

Frequência relativa é o resultado obtido da divisão entre o valor observado na população e a quantidade de elementos da população. Geralmente representada na forma de percentual.

Processo de coleta de dados estatísticos:

Foram pesados aleatoriamente, 100 pacotes de café, obtidos no supermercado Tatais, para coleta de amostra do peso de cada pacote de 1 kg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com