TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Artigo: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

etapa 1 passo 3:

A estatística é uma ciência que se volta para à coleta, análise e interpretação de dados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados (FARIAS, SOARES, CÉSAR, 2003), assim como obter conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para que melhor se possa entender as situações.

é possível afirmar com clareza, que o uso da estatística em administração é muito extenso, uma vez que se pode calcular , se utilizando de cálculos estatísticos, uma grande variedade de atividades, tais como, projetar um produto ou serviço,planejar e programar a produção, simular e utilizar processos produtivos, garantir a disponibilidade de equipamentos, garantir a qualidade e confiabilidade de produtos, calcular o período e o custo de uma garantia, estimar a demanda por produtos ou serviços de um mercado, ou até gerenciar uma cadeia de suprimentos.

Também é possível se utilizar de estatística para resolver problemas:

• Faltas de funcionários: Qual falta mais, qual grupo falta mais (masculino, feminino),qual turno ocorrem mais faltas, e de acordo com os resultados ainda se pode tomar medidas para diminuir suas ocorrências.

• Fornecedores: Qual o melhor fornecedor, qual da maior desconto, mais bonificações

Também é possível(e mais utilizado) aplicar a estatística na produção:

• Qual produto gera maior receita,ou maior custo, e baseado nessas informações se pode encontrar qual o caminho para diminuir despesas, e custos gerando assim uma maior receita..

A estatística possuí ainda muitas outras aplicabilidades tais como:

• Indústria: estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

• Área de Marketing e Análise de Mercado: decisão relativa de preços, previsão de vendas, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias.

• Universidades e Instituições de Pesquisa:atuação como docente, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

• Área de Demografia: estudo da evolução e as características da população.

• Recursos Humanos:o setor de RH faz pesquisas de compatibilidade entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

• Área Financeira e Bancária:departamento, seleção de investimentos, de seguros e análise atuarial , desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, fluxo de caixa, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

desse modo, a estatística usa as teorias probabilísticas com a finalidade de explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento, modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, de acordo com o caso. (MILONE, 2003).

.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com