TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletronica E Instrumentacao

Artigos Científicos: ATPS Eletronica E Instrumentacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – ETAPA 3 E 4

SENSORES DE PRESENÇA

Os sensores infravermelhos passivos são importantes elementos na detecção de invasão e intrusões em um ambiente, pois diferente do que se acredita a maioria das pessoas, eles não são sensores de movimento e sim sensores de variação de temperatura. E são calibrados para a temperatura do corpo humano.

COMO ELES FUNCIONAM

Eles são chamados infravermelhos passivos porque somente captam variações de irradiação de luz infravermelha (variações de temperatura) no ambiente. Todos os objetos emitem certa quantia de luz infravermelha, uma mudança repentina no ambiente, como por exemplo: a entrada de uma pessoa alterará essa quantidade de luz infravermelha, causando um alarme. Ao escolhermos o tipo de sensor que iremos instalar devemos ter atenção aos seguintes detalhes:

• Ambiente interno ou externo;

• Temperatura do ambiente;

• Área do ambiente;

• Distúrbios no ambiente;

AMBIENTE INTERNO OU EXTERNO

A maioria dos sensores são projetados para trabalhar em área interna, pois não possuem muitos ajustes de sensibilidade e nem suas lentes e carcaças são apropriadas para suportar a ação do sol, chuva, ete. Portanto se o sensor vai ser colocado em uma área externa devemos escolher um sensor projetado para tal tarefa, para uso externo.

TEMPERATURA AMBIENTE

O sensor infravermelho possui um recurso chamado compensação de temperatura, ele funciona da seguinte maneira, quanto mais alta for a temperatura ambiente mais sensível ele fica, portanto se a temperatura ambiente é alta devemos utilizar sensores com compensação “real” de temperatura, pois ele ajustará o sensor para a temperatura local, deixando mais ou menos sensível, de acordo com a situação.

ÁREA DO AMBIENTE

A área de atuação dos sensores infravermelhos passivos é dimensionada por dois fatores, a abertura horizontal de sua lente e por sua distância máxima de captação. Deve se utilizar um sensor com máxima captação dentro do ambiente.

Os gráficos abaixo mostram a área de atuação de um sensor e os seus feixes de atuação.

Vista aérea do alcance do sensor Vista lateral do alcance do sensor

Feixes de infravermelho

DISTÚRBIOS NO AMBIENTE

Em algumas instalações encontramos certos fatores no ambiente que requerem recursos especiais dos sensores, como por exemplo, animais de pequeno porte, que necessitam de um recurso chamado pet alley ou pet immunity, que quando usados não detectarão esses animais.

TIPOS DE SENS0RES

INFRAVERMELHO PASSIVO COMUM:

Capta variações de temperatura no ambiente.

DUPLO INFRAVERMELHO PASSIVO:

Possui dois sensores em um só dispositivo, causando uma maior imunidade a roedores, pois só causará um alarme com o acionamento simultâneo dos sensores.

DUPLA TECNOLOGIA:

Conjugam em um só sensor duas tecnologias distintas, o infravermelho passivo (capta variação de temperatura) e o emissor de microondas (capta movimento), somente com o acionamento conjugado das duas tecnologias será causado um alarme, sendo então, muito mais imune aos falsos alarmes.

QUANTO A INSTALAÇÃO

Eles podem ser instalados na parede, no teto, sobre os murros, pátios. Lembrando que sempre existe um tipo de sensor para cada aplicação. Os sensores de paredes são geralmente instalados com um acessório chamado junta homocimética, que serve para facilitar e ajustar o ângulo de atuação do sensor.

Sensor de teto Sensor de parede

SENSORES DE POSIÇÃO

Existem vários tipos de sensores, que podem ser empregados para diversas situações, um deles é o Sensor de Posição, que reporta a posição física de um objeto em relação a um ponto de referência.

Este modelo de sensor possui grande utilização em processos industriais ou comerciais, onde a precisão e a sensibilidade do instrumento devem ser ajustadas em função do tipo de operação que é monitorado.

Entre os sensores de posição pode-se citar:

1. Sensores Indutivos: Sensores indutivos de proximidade são hoje em dia indispensáveis para área industrial. Quando comparados às chaves mecânicas eles oferecem todas condições ideais, como operação sem contato, alta freqüência de chaveamento e segurança. Adicionalmente, eles são insensíveis à vibração, pó e corrosão. Sensores indutivos detectam todos os metais sem contato.

1. Sensores Capacitivos: são usados para a detecção sem contato de qualquer objeto. Em contraste com os sensores indutivos, que detectam apenas objetos metálicos, os sensores capacitivos podem detectar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com