TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Ensaios: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Passo 3

No mundo atual, a empresa é uma dos alicerces da economia dos povos. A direção de uma empresa é de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitaram seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podem conhecer a realidade social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser a dotada no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da qualidade e da quantidade do produto e mesmo das possíveis lucros e/ou perdas.

Tudo isso que se pensou, que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimento, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia e do material e, ainda, para um controle eficiente do trabalho.

O esquema do planejamento é o plane, que pode ser resumido, com o auxilio da Estatística, em tabelas e gráficos, que facilitarão a compreensão visual dos cálculos matemático-estatísticos que lhes deram origem.

O homem de hoje, em suas múltiplas atividades, lança mão de técnicas e processos estatísticos, e só estudando-os evitaremos o erro das generalizações apresentadas a respeito de tabelas e gráficos apresentados em jornais, revistas e televisão, frequentemente cometidos quando se conhece apenas “por cima” um pouco de Estatística.

Como percebemos através deste estudo, a estatística esta cada vez mais presente nas organizações empresariais.

Em pesquisa realizada pelo grupo na Empresa de Transportes Atlas Ltda., situada cidade de Teresina verificou-se junto aos Gestores Administrativos sobre a forma como a Estatística é aplicada na gestão da organização.

Concluiu-se o seguinte:

Controle de Estoque: A empresa tem um controle feito através de gráficos, que apontam o fluxo de entrada e saída dos mais diversos produtos transportados. Estes gráficos apontam os dias de maior movimento e os meses de maior fluxo. Desta forma é possível disponibilizar os funcionários para execução das tarefas nos momentos de picos e contabilizar os custos decorrentes de horas extraordinárias.

Fluxo de funcionários: Este controle é feito pela gestão de recursos humanos, com base no tempo de permanência dos colaboradores na empresa, comparando-o com o período trabalhado em empresas anteriores. Nos casos de pedido demissão; são analisados os motivos pelos quais os funcionários querem se desligar da empresa, para melhorar o ambiente de trabalho e diminuir o turn over.

Sistema de resultados: Cada gestor entrega um relatório com dados gerenciais do seu setor e sugestão para a solução de problemas para o Gestor chefe. O objetivo é apresentar resultados e minimizar o tempo de retorno para soluções de problemas em cada área.

Manutenção de caminhões: A empresa tem uma planilha de controle com dados referente a cada veiculo e número de vezes que foram realizadas as manutenções. Esta planilha está diretamente ligada ao custo dos serviços prestados.

Passo 4

Relatório Parcial

A estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. É uma ciência importante para administração e esta presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas e a estatísticas vem colaborando com os estudos organizacionais.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.

O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras. Há várias maneiras de coletar dados. Frequentemente, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los, fazendo um censo, um censo é a contagem ou medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é frequentemente dispendioso e difícil de ser realizado.

Usando uma amostra, é uma contagem ou medição de parte de uma população. As estatísticas calculadas a partir da amostra são usadas para predizer vários parâmetros populacionais. Uma simulação é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

A maneira de organizar um conjunto de dados para melhor representá-lo é por meio de uma tabela de distribuição de freqüências. Distribuindo-se os dados observados em classes, que são os intervalos nos quais os valores da variável analisada são agrupados, e contando-se o número de vezes que cada dado ocorre em cada classe, obtém-se a freqüência de classe. A disposição tabular dos dados agrupados em classes, juntamente com as freqüências correspondentes, se denomina distribuição de freqüências.

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestra da economia dos povos. A direção de uma empresa é de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitaram seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

ETAPA 2

Passo 4

Passo 4.1

Amostra Peso Fr. f%

1 1,025 0,00997 0,997

2 1,025 0,00997 0,997

3 1,025 0,00997 0,997

4 1,030 0,01002 1,002

5 1,030 0,01002 1,002

6 1,025 0,00997 0,997

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com