TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica

Exames: ATPS Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. ETAPA 01 05

-Conceito de Estatística

-Aplicações de Estatística na Área de Administração

3. ETAPA 02 08

-Coleta de Dados

-Amostragem

-Planilha Produtos e Pesos

-Procedimentos da Coleta

4. ETAPA 03 09

-Tabela de Frequência

-Gráficos

5. ETAPA 04 11

-Medidas de Tendência Central

-Medidas de Dispersão

-Calculo da Variável Peso

6. RESULTADO FINAL 17

CONCLUSÃO

7. BIBIOGRAFIA 18

Introdução

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

Conceito de Estatística

A estatística é um instrumento útil, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, etc. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (levantamentos estatísticos), ou sondagens.

Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Em linhas gerais a Estatística é um conjunto de técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas e que fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.

A Estatística é uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Após a idade média, os governos na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados digitalmente e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações.

Em grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais.

No planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial. Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles.

O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.

O estatístico estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade, analisa os fluxos migratórios, estabelece níveis e padrões para testes clínicos planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos.

O perfil do estatístico tem é adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado. Nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais.

A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com