TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica 4º Semestre

Por:   •  7/11/2013  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDRÉA RODRIGUES DA SILVA - RA 4311804278

ELAINE SOLER DE OLIVEIRA - RA 4311804213

THABATA FERREIRA HERNANDES - 7536621672

ESTATISTICA

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada,

Ciências Contábeis 4º Serie Estatística.

Tutor a distancia Professorº Ivonete Melo de carvalho

Tutor presencial Prof.ª Mauricio Barros

SETEMBRO-2013

SÃO PAULO-SP

INTRODUÇÃO

Definição de Estatística é a derivada da palavra latina status, que significa “estado.” Estatística é a ciência que coleta,organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Há dois tipos de conjuntos de dados usados em estatística.

Esses conjuntos são chamados de população e amostra que veremos a seguir.

Sendo assim a estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Segundo Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Didaticamente, podemos dividir a estatística em duas partes: a estatística descritiva. (população) e a inferência estatística (amostra).

A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas. Estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) representativa desta população Uma grande quantidade de informações importantes que auxiliam na tomada de decisões está no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todo o cálculo das estatísticas pode ser feito por meio de calculadoras científicas e também softwares estatísticos.

As planilhas eletrônicas permitem o cálculo de diversas estatísticas

E confecção de gráficos de forma mais rápida e eficiente. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva o espírito crítico e jamais deixe de pensar.

Quando você coleta os dados para uma pesquisa, estas observações são chamadas de dados brutos.

Os dados foram obtidos em uma pesquisa de mercado e apresentados na forma em que foram coletados que também são denominados dados brutos.

A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada à administração, dedicando maior atenção para a área da produção. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, e a exploração dos softwares estatísticos, SAS e Statistica. Como aplicações foram utilizadas dadas de exemplos constantes na bibliografia. Dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas. Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com