TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA 4 SEMESTRE CONTABEIS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTATISTICA 4 SEMESTRE CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 5

2. Conceitos Iniciais de Estatística e Aplicações 5

2.1 História 5

2.2 Aplicações da Estatística na Administração e áreas de atuação: 5

ETAPA 2 8

3.1 Coleta de Dados 8

3.2 Tabela de Pesagem dos pacotes de café. 9

3.3 Relatório Parcial 13

ETAPA 3 13

4.1 Estatística Descritiva (Gráficos e representações) 13

4.2 Planilha de amostra de peso 13

4.3 Planilha de Frequência e Gráficos 16

4.4 Relatório Parcial Etapa 3 18

ETAPA 4 18

5. Medidas de Tendência Central. 18

6. Relatório final com todas as etapas da ATPS: 19

7. Conclusão 20

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 22

1. INTRODUÇÃO

Estatística é a parte da matemática aplicada que se ocupa em obter conclusões a partir de dados observados.

A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político.

A Estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas. Iremos através de uma coleta de dados construir uma tabela de frequência absoluta e frequência relativa de uma variável, ou seja, um estudo de controle de qualidade de empacotamento (peso) de uma marca de café especifica.

ETAPA 1

2. Conceitos Iniciais de Estatística e Aplicações

Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas.

Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.

2.1 História

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

2.2 Aplicações da Estatística na Administração e áreas de atuação:

Os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementaram as melhorias possíveis.

Segue abaixo algumas atuações com maior relevância:

• Pesquisa de Mercado: Planeja e coordena a realização de pesquisas, utilizando técnicas de amostragem, sobre o mercado consumidor em qualquer nível.

• Economia :Planeja e desenvolve estudos prospectivos sobre o comportamento de variáveis macroeconômicas ou microeconômicas.

• Pesquisa de Opinião :Planeja e coordena a realização de pesquisas sobre preferência ou opinião da população com respeito aos mais variados temas.

• Controle de Qualidade: Desenvolve estudos para estabelecer padrões de qualidade e confiabilidade de produtos e serviços, bem como o seu controle.

• Informática e Telecomunicações :Elabora modelos de simulação para resolução de problemas complexos.

• Demografia: Estuda a evolução e as características da população.

• Pesquisa Operacional: Elabora modelos matemáticos utilizando técnicas de programação linear e programação não linear para otimizar a alocação, de recursos.

• Saúde: Elabora modelos matemáticos biológicos.

• Recursos Humanos: Pesquisa a compatibilização entre os conhecimentos / habilidades e as atividades desenvolvidas por funcionários.

• Meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com