TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica 4 Semestre

Exames: Atps Estatistica 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO

O desafio preposto desse trabalho será um estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa. No primeiro momento falaremos um breve histórico sobre estatística e aplicação na área da administração. Em seguida apresentaremos uma planilha de dados coletados das amostras da pesagem de 100 pacotes de café.

Será necessária uma construção de relatório e gráficos de freqüência absoluta e de freqüência relativa para alcançar o objetivo da pesquisa das amostras, para isso, os gráficos foram produzidos em Excel, o gráfico de freqüência absoluta foi elaborado utilizando a opção de colunas empilhadas, para assim fazer uma comparação de valores em relação a um total entre as categorias.

O gráfico de freqüência relativa foi elaborado utilizando a opção pizza, onde o objetivo era mostrar cada valor em relação a um total. Dessa forma, aplicaremos os cálculos de acordo com os dados coletados, media moda, mediana, variação e desvio de padrão. Feito isso, precisará decidir pela aprovação ou reprovação do lote.

HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA

A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coletas, organização, descrição, analise interpretação de dados e a utilização dos mesmos para a tomada de decisão. Sendo assim, a estatística é um conjunto de técnicas de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado.

Na antiguidade a estatística já era utilizada, onde operações de contagem populacional eram feitas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poder dos povos. Por volta dos séculos XVI e XVIII, na Europa Ocidental, os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações. Desse modo, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.

Por sua vez, os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comercio exterior, produção de bens e de alimentos. Sabemos que, hoje os dados estatísticos são utilizados em atividades e pesquisas dos cidadãos e organizações da sociedade, que por sua vez, tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais deriva de estudos estatísticos, como: os índices da inflação, de emprego e desemprego, esses são exemplos de aplicação da estatística no nosso dia a dia. Entretanto, o órgão responsável pela produção das estatísticas é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, este órgão auxilia estudos e planejamentos governamentais nos pais.

A estatística é uma ciência que se dedica a coletar, analisar e interpretar dados. A mesma possui dois grandes ramos: estatística descritiva- compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa. Estatística Indutiva ou Inferencial- compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

SOUZA (2013) fala em seu artigo que “Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)”, é um estudo de caso realizado em uma indústria de fundição localizada no Estado de Santa Catarina, onde o objetivo consiste em analisar a qualidade e capacidade de produção, onde a fabrica fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial atuando em um mercado bem competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador.

Essa industria tem um produto considerado estratégico, por ser consolidado no mercado, onde este é um bloco de motor para caminhões a diesel, um dos aspectos em que é medida sua qualidade é atraves de sua dureza ou de seu grau de resistencia à tração tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). O autor apresentou os graficos de controle da média e do desvio padrão amostral, o conceito de gráfico de controle foi dado por Walter A. Shewhart em 1924. Todos os gráficos de controle construidos com essa mesma filosofia, são denominados de gráficos de Shewhart.

No caso da estimativa do desvio padrão do processo , foi realizado duas estimativas: uma através da forma tradicional considerando a amostra global, e a outra através do cálculo de Sd, pois trata de uma medida mais confiavél, por basear-se apenas na dispensão dos valores amostrais. Objetivando detectar possiveis mudanças na média do processo, foram construidos os gráficos alternativos aos de Shewart mais indicados para amostras unitários, o da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA- que possui desempenho similar ao da soma cumulativa).

É importante ressaltar que um gráfico de controle nada mais é do que uma seqüência de testes de hipóteses, em que a possibilidade do risco a é o erro do tipo I, os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostra de tamanho unitário juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatório às expectativas dos autores.

2.1 Aplicação da Estatística na Área da Administração

Podemos citar algumas aplicações a serem aproveitada na área da administração:

• Estatística e analise exploratória de dados.

• Gráficos.

• Medidas de posição central.

• Medidas de dispersão.

• Medidas de ordenamento e forma.

• Probabilidade

• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades.

• Amostragem.

• Estimação.

• Testes paramétricos.

• Testes não paramétricos.

• Correlação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com