TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica

Trabalho Universitário: ATPS Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………3

2 ETAPA1 PASSO 1 …………………………………………...4

3 PASSO 2 ……………………………………………………..6

4 ETAPA 2 PASSO 1 ………………………………………….6

5 PASSO 2 …………………………………………………….7

6 CONCLUSÃO ………………………………………………..8

7 REFERÊNCIAS ………………………………………………9

INTRODUÇÃO

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos. Que tem o objetivo de extrair informações dos dados brutos que permitam processo posterior de tomada de decisão

Dividida em duas áreas, Estatística Descritiva e Indutiva ou Inferencial. A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade. Que tem como finalidade generalizar sobre a população. População que é um conjunto de todos os dados e tendo também a amostra que é um subconjunto desses dados. Quando organizados chamamos de dados estatísticos em rol. Classificação de Variáveis que é uma característica associada a uma população. Essas variáveis são divididas em Quantitativa e Qualitativas, sendo a Quantitativas também dividida em duas Discreta e Contínua e a Qualitativa em Nominal e Ordinal. Tendo a Medida Central como Média Aritmética ou Média X. Podendo a Aritmética ser ponderada. Esses dados podem se classificado como Moda que por si se divide em Bimodal, Trimodal, Tetramodal e Amodal.

Conceitos Gerais de Estatística. Distribuição de Frequências.

É a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelarem a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. O objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.

Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela. É uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações. Definindo estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões.

A partir de valores obtidos em uma amostra de certa população de interesse, descrevemos esta amostra e caracterizamos a população como um todo, generalizando as observações na amostra.

Estatística descritiva descrição das características principais observadas na amostra

Probabilidade chance de uma determinada situação ocorrer

Inferência estatística conclusões sobre as características de uma população ou amostra.

População é uma coleção completa de todos os elementos a serem estudados que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem analisar. Ex. Conhecer a altura de todos habitantes de Cuiabá.

Amostra é um conjunto de dados ou observações recolhidas a partir de um subconjunto da população. Ex. conhecer a altura de um conjunto de habitantes do Maranhão.

Censo é uma coleção de dados relativos a todos os elementos de uma população. Ex. Conhecer o peso de todos os alunos da sala.

Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.

Variáveis

• Qualitativas são atributos, referem-se a qualidades do objeto estudado.

• Quantitativas são numéricas,

 Discretas conjuntas finito de valores conjunto enumerável ‘’CONTAGEM ‘’ou NÚMEROS INTEIROS

 Contínuas número infinito de valores possíveis escala contínua ‘’MENSURAÇÃO’’ (por exemplo, altura, peso, volume, etc.).

Distribuição de frequências é uma técnica estatística usada para apresentar uma coleção de objetos classificados de modo a mostrar o número existente em cada classe. Mais ainda do que a técnica de apresentar cotações é importante considerar a possibilidade de apresentar distribuições especiais, tal como no caso da distribuição de frequências de probabilidades e de frequências de amostragens.

Coleta de Dados

Altura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com