TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica Pag 6 Cap Livro 5

Exames: ATPS Estatistica Pag 6 Cap Livro 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

1. Fazer a leitura e anotar os pontos importantes dos capítulos do livro texto ou complementar

Processo

Um processo pode ser entendido como um programa em execução em um ambiente, além das informações sobre a execução, possui também o quanto de recursos do sistema pode utilizar, como o espaço de endereçamento, tempo de processo e área em disco.

Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, juntos mantem todas as informações necessárias a execução de um programa.

O contexto de hardware armazena o contexto dos registradores gerais UCP, registradores de uso especifico como Program Counter (PC), Stack pointer (SP) e registradores de status. Quando um processo esta em execução, o seu contexto de Hardware esta armazenado nos registradores do processador no momento que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo.

O contexto de software são especificadas em características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o numero máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S. O contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo: identificação, quotas e privilégios.

O espaço de endereçamento é a área de memoria pertencente ao processo onde as instruções e dados do programa são armazenados para a execução.

Threads

Ate o fim da década de 1970, o sistema operacional, como tops -10 (DEC), (MVS), (IBM) e Unix (bell Labs), suportavam apenas processos com um único inicio threads (monothread). Ou seja, um processo com apenas um inicio.

Um pequeno programa que trabalha como um sub-sistema independente de um programa maior, executando alguma tarefa especifica. Um programa dividido em vários threads pode rodar mais rápido que um programa mino lítico, pois varias tarefas podem ser executadas simultaneamente. Os vários threads de um programa podem trocar dados entre si e compartilhar o mesmo espaço de memoria e os mesmos recursos do sistema.

Existem diferenças na maneira como os sistemas operacionais executam processos e threads. Por exemplo, o Windows tem mais facilidades para gerenciar programas com apenas um processo e vários threads, do que vários processos e poucos threads, pos o Windows o tempo no unix por sua vez é capaz de criar novos processos rápido, o que explica o fato de alguns aplicativos, como por exemplo o Apache, rodarem muito mas rápido no Linux do que no Windows, ao serem portados para ele. Porém, ao serem alterados, os mesmos programas podem apresentar um desempenho semelhante nos dois sistemas. É o que a equipe do apache vem procurando fazer nas versões atuais do programa.

Sincronização e comunicação entre processos

Sincronização condicional é uma situação onde o acesso ao recurso compartilhado exige a sincronização de processos vinculada a uma condição de acesso. Um recurso pode não se encontrar pronto para uso devido uma condição especifica.

Monitores também podem ser utilizados na implementação da sincronização condicional. Através de variáveis especiais de condição, é possível associar a execução de um procedimento que faz parte do monitor a uma determinada condição, garantindo a sincronização condicional.

2. Pesquisa

O Linux possui diversas formas de realizar comunicação entre processos, também conhecido com IPC, estas formas de comunicação se referem a processo em execução na mesma maquina, o que não inclui sockets ou RPC.

O Linux gerencia os usuários e os grupos de números conhecidos como UNID (user Identifier) e GID (Group Identifier). Como é possível perceber, UID são números de usuários e GIS são números de grupos.

Threads da versão do Windows Um ou mais segmentos executados no contexto do processo . Um segmento é a unidade básica para a qual o sistema operacional aloca tempo do processador. Um thread pode executar qualquer parte do código de processo , incluindo partes sendo executado atualmente por outro segmento.

Um objeto de trabalho permite que grupos de processos a serem gerenciados como uma unidade .

3. Fazer a simulação de atividades referentes ao gerenciamento de processos referente ao Capítulo 5

A) Pratica de simulação

B) Analise pratica das atividades propostas no laboratório SOsim –gerencia de processos

Atividade 1: Criação de Processos

O processo criado é do tipo CPU-Bound, pois em nenhum momento ele passa para o estado de espera, característica básica dos processos do tipo I/O-Bound, estando sempre no estado de pronto e em estado de execução na CPU

Justificativa

Ao abrir o programa percebe se que fica em estado pronto para execução, essa é uma característica que ele é CPU-Bound, ou seja, se ele fosse I/O-Bound ficaria em estado de espera o gerenciamento do processador. Sendo assim o processo é CPU- Bound

Atividade 2: Tipos de Processos,

Resposta

Executando a operação de E/S do processo I/O- Bound, em tempo máximo o processo I/O-bound em tempo máximo o processo CPU-bound sempre vai ter o seu tempo de espera, porem se reduzirmos o tempo de espera da operação de E/S para minimizar o tempo de execução dos dois processos será o mesmo.

Justificativa

Percebe-se que o tempo da UCP do processo CPU-Bound é maior, do que I/O bound, vendo os dois trabalharem percebemos que agente pode notar que trabalhando com o processo I/O-bound com o tempo máximo de espera, o processo da CPU-bound sempre sera maior, porem se reduzirmos o tempo de espera do I/O-bound os 2 processos terá o mesmo tempo.

Atividade 3: PCB

São estatísticas as informações de prioridade, tempo de criação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com