TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDADE ABC

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DA QUALIDADE

Nildo Ventura                      RA8405983701

Clodoaldo Amorim              RA8073839763

Elvis Gonçalves                    RA8473839626

Alexandre Moreno               RA8073840125

Thiago Pereira da Cunha   RA8073843608

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE – (PROINTER II)

RELATÓRIO FINAL

Compressor do climatizador com ruido interno

PROFESSOR-ORIENTADOR: Daniela Macellone

São Bernardo do Campo – SP

2015


PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE – (PROINTER II)

RELATÓRIO FINAL

Compressor do climatizador com ruído interno

Projeto Interdisciplinar Aplicado à Tecnologia em Gestão da Qualidade, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Universidade Anhanguera – ABC sob a orientação do Prof. Daniela

São Bernardo do Campo – SP

2015


                                                      RESUMO

 A redução de custos e o aumento da insatisfação de seus clientes sempre se mostraram preocupações constates para a Metalúrgica Enso, pois estes fatores têm reflexo direto sobre o desempenho da empresa no mercado e em sua competitividade. Foi com a finalidade de melhorar o desempenho neste quesitos que este estudo foi realizado. O objetivo principal foi a redução do alto custo de garantia dos compressores do climatizador. A utilização do diagrama de Ishikawa foi fundamental auxiliando na definição correta do problema.


SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO: CONSIDERAÇÕ INICIAIS.........................................................2

1.2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................3

1.3 ESCOPO DO TRABALHO......................................................................................3

1.4 ELABORAÇÃO DE OBJETIVO.............................................................................3

1.5 DEFINIÇÃO DE OBJETIVO...................................................................................4

2.   CORPO DO ENSAIO……………………………………………………..……….6

2.1  GRÁFICOS .............................................................................................................7

3.    CONCLUSÃO..........................................................................................................9

4.    REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS........................................................................9


  1. INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Este capítulo se divide em seções, sendo elas: considerações iniciais, justificativa, escopo do trabalho, elaboração dos objetivos, definição da metodologia.

O sistema produtivo de uma indústria manufatureira está, invariavelmente, sujeita a falhas em seu processo de produção que não agregam valor ao produto a ser fabricado. A redução das falhas no processo de produção na manufatura pode acarretar um ganho significativo de qualidade. Apesar do que se pode imaginar à primeira vista, esta melhoria pode não estar atrelada a vultuosos investimentos . Em muitos casos, pequenas alterações dos métodos aplicados e da cultura organizacional podem gerar ganhos, muitas vezes, maiores que os esperados.

          Num momento de economia globalizada e alta competitividade na indústria, pequenos detalhes podem determinar as organizações que permanecem e as que estão eliminadas do mercado. Posto isso, sabe-se que a redução de custos e ganhos de produtividade, dentre diversos outros fatores, podem significar a diferença entre sair e permanecer na competição.

          O objetivo deste estudo é o elevado custo de garantia numa indústria metalúrgica e como este desperdício pode ser reduzido, a fim de gerar maiores ganhos à organização. Neste sentido, serão aplicadas ferramentas para Definição de Prioridades e Tomada de Decisão. A partir do diagrama de Ishikawa, e Controle estatístico de processos (CEP) , tem-se um espelho do que ocorre no nível produtivo e a análise destes dados levará à definições dos métodos a serem aplicados.

  1.     JUSTIFICATIVA

     O assunto a ser abordado neste trabalho se justifica na necessidade de melhoria continua na qualidade da indústria analisada, sobretudo através da maior satisfação de seus clientes. A redução das ocorrências irá permitir-lhe uma redução de custos significativos.

  1. ESCOPO DO TRABALHO

O estudo será realizado em uma indústria do ramo metalúrgica, especializada na fabricação de compressores do climatizador, situada na cidade de São Paulo. O mesmo será baseado nos dados levantados através dos apontamentos de dados de garantia realizados. Terá como base também, os métodos já aplicados, além de serem propostas melhorias para os mesmos e implantação de novas ações.

  1. ELABORAÇÃO DE OBJETOS

O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade do compressor do climatizador e propor soluções para melhorá-lo, através de redução de custos de garantia e insatisfação dos clientes. Espera-se conseguir que , ao final deste projeto, a empresa mantenha um nível de 50% de economia em custos de garantia.

               1.4 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

Ishikawa aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos. Em conjunto com a JUSE, em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade que era um conjunto de colaboradores que se reuniam voluntariamente para melhorar a qualidade de suas organizações. Em 1982, viria o Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa: forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não especialistas para analisar e resolver problemas. Com seu diagrama de causa e efeito, este líder da gerência fez avanços significativos na melhoria de qualidade. Os diagramas de Ishikawa são úteis como ferramentas sistemáticas para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles. Como tal, enfatiza uma comunicação aberta do grupo como crítica à construção dos diagramas Dr. W. Edwards Deming, um dos colegas de Ishikawa, adotou este diagrama e usou-o para ensinar o controle de qualidade no Japão. Ishikawa e Deming usaram este diagrama como uma das primeiras ferramentas no processo da gerência de qualidade. Kaoru Ishikawa quis mudar a maneira das pessoas pensarem a respeito dos processos de qualidade. Para Ishikawa, “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”. Sua noção do controle empresarial da qualidade era voltada ao atendimento pós venda. Isto significa que um cliente continuaria a receber o serviço mesmo depois de receber o produto. Este serviço se estenderia.
Para Ishikawa, a qualidade é: “Uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”. What is Total Quality Control?-the Japanese  Way. Englewood Cliffs, NovaJersey, Prentice-Hall, 1985

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com