TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística - Etapa 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Estatística - Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Estatística é um conjunto de técnicas de pesquisas que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

A Estatística remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVII e XVIII os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente, os dados estatísticos são utilizados de atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, que tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Na prática, a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS.

Na área tecnológica, o cálculo de posição de uma astronave, por exemplo, depende de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando essas informações como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas. As informações nela contidas atuam na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas. Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:

• Indústria - Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

• Recursos Humanos - Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

• Universidades e Instituições de Pesquisa - Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas a Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

• Área de Demografia - Estuda a evolução e as características da população.

• Área de Marketing e Análise de Mercado - Decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento a avaliação de campanhas publicitárias, etc.

• Área Financeira e Bancária - Departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

O Perfil do Estatístico têm a finalidade de orientar, disciplinar a fiscalizar o exercício da profissão em todo o território Nacional. A formação acadêmica do Estatístico ETA fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise de estatística e disciplinas profissionalizantes.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes onde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

O conceito de Estatística: É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A Estatística possui dois grandes ramos:

I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração

• Apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com