TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 1 Tecnicas De Negociação

Monografias: ATPS Etapa 1 Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO - ETAPA 1

Argumentos que podem ser levados a fim de convencer a gerência da importância do seu aumento salarial.

Receber um aumento todos quer. Mais enquanto uns desistem só de pensar em encarar o chefe, outros são impedidos de tentar pelo medo de receber um não.

O sucesso de uma negociação salarial depende de alguns detalhes: Saber a hora certa de pedir, estar preparado e se planejar, ter boas justificativas na ponta da língua para defender suas propostas, como experiência e competência, ser firme e prudente mantendo sua proposta em mente.

Mostre o quanto tem participado da evolução da empresa, argumente sobre seus valores e deixe claro sobre seus interesses, e que a qualidade do seu trabalho esta superando as expectativas, que seu relacionamento com seus colegas esta adequada e têm surgido vários elogios sobre você.

O objetivo e atingir um acordo que satisfaça ambas as partes. Fale sobre seu progresso, desempenho, e resultados alcançados na empresa, suas qualidades e responsabilidades são fundamentais, peça o aumento só se for por mérito.

Há apenas duas respostas para o pedido de aumento: Sim ou Não. Todos esperam pela primeira opção, no entanto e preciso estar preparado para receber qualquer uma delas. Ao receber um “NÃO”, isso não precisa ser um sinal de desistência, e sim a hora de ouvir seu chefe e renovar suas metas para uma próxima oportunidade, mesmo com a resposta negativa , isso pode haver possibilidades de conseguir algumas vantagens que podem ser melhores.

E normal terminar a conversa com certo desapontamento e insatisfação de sua parte, porém não haja de forma negativa com seu chefe, provavelmente ele ira repensar na sua proposta, se você for um bom funcionário concerteza ele irá te da uma nova oportunidade, podendo até o chamar para outra conversa, vindo com novas propostas ou aceitando a sua, e dessa fez a iniciativa será dele.

Roteiro de preparação para negociações salariais

1º Passo – Conheça sua empresa e suas políticas. Tenha dado como faturamento, crescimento de vendas e dados de produtividade.

2º Passo – Saiba quanto vale seu trabalho. Esteja por dentro do mercado e procure informações sobre as médias salariais para seu cargo em empresas na mesma região.

3º Passo – Prepare uma relação de suas conquistas. Mostre o que você tem feitopelo bem da empresa.

4º Passo – Mostre o seu caso. Enquanto diz o que fez pelo bem da empresa, mostre os problemas que teve de resolver e a maneira que encontrou de solucioná-los. Com isso, você mostra que sua presença e garantida de dinheiro para empresa.

5º Passo – Não vá de surpresa, não chegue de repente e peça um aumento, pois você parecerá despreparado, e não merecedor. Apenas diga “Gostaria de falar com você perto do final de expediente, seria possível ?”.

6º Passo – Como reagir ao ouvir um NÃO. Agradeça pela oportunidade, descubra os motivos, ouça-as com atenção e procure ter certeza que entendeu os argumentos apresentados. Tente se reavaliar e analisar a situação. O problema pode não esta naquilo que você pediu, mais como você pediu. Por isso você deve estar preparado para contra-argumentar.

Dependendo dos motivos alegados para a negativa, proponha e negocie cursos de aperfeiçoamento ou mudanças para melhorar o seu desempenho no sentido de obter futuros aumentos. Tente conseguir vantagens que possam ser tão boas, quanto um salário maior, como facilidade de aquisição de ações da empresa, programa de saúde, carro, celular livre etc. Saiba sempre a hora certa de pedir, mais saiba a hora de recuar.

Diferentes Definições de Negociação

É inúmeras a literatura que trata das diferentes definições de negociação, porém, todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal, satisfazer ambas as partes num acordo amigável que conduza a um relacionamento duradouro. É um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra.

“Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”. COHEN, H. (1980, p.14)

Nesta definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável utilizando-se do poder e da informação.

“Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”. ACUFF, F.(1993, p.21)

Nas negociações onde prevalece a competição é natural que o desfecho seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes acaba prejudicada, não alcançando o objetivo desejado, tornando assim impossível outra negociação com o mesmo oponente. Quando existe a cooperação há uma compreensão das necessidades de ambos, que cooperam entre si para alcançar o objetivo proposto e a satisfação mútua gerando um processo de “ganha-ganha”.

“Negociação é um processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições”. WANDERLEY (1998, p.21)

È inegável que a negociação está presente em nossas vidas a todo o momento, em situações do nosso cotidiano, em grandes decisões coorporativas, por isso a necessidade de se chegar ao objetivo proposto.

Note que em diferentes definições, de diferentes autores, a negociação visa um entendimento mútuo, um consenso entre as partes para se chegar a um acordo onde mesmo cedendo parcialmente, ambas as partes são ouvidas, as ideias apreciadas, e que cada contribuição aumenta a chance de melhores resultados no processo.

Livro – Como Chegar ao Sim. A negociação de Acordos sem Concessões.

Roger Fischer e William Ury e Bruce Patton

A proposta de “ Como chegar ao sim” é expor o método desenvolvido no projeto universitário, de Roger Fischer, William Ury e Bruce Patton ( Professores da Universidade de Harvard) de forma simples e clara.

O Livro tem como problema central, a forma ineficiente de negociar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com