TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Etapa 4 PROCESSOS ADIMINISTRATIVOS

Trabalho Escolar: ATPS - Etapa 4 PROCESSOS ADIMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 3 PASSO 1

Ênfases nas Competências e na

Competitividade

ADM, ela pode ser aplicada em diversos setores,as empresas que tem uma boa ADM conquistaram o seu espaço no mundo e as ferramentas utilizadas na ADM dentro de uma empresa.

A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações,para chegar ao êxito no alcance de resultados. É antes de tudo alcançar resultados com os meios de se que dispõe. Fazer maravilhas com os recursos e competências disponíveis. Transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. A Administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.

A Administração significa a inteligência organizacional,isto é,como a organização se articula,planeja,organiza, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e conseguir resultados esplêndidos,realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa,a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.

A Administração Hoje a e As Tendências Para o Futuro

Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje a e as tendências para o futuro

Este presente trabalho tem como objetivo caracterizar os termo competência e competitividade para a administração, bem como refletir sobre a administração hoje e as tendencias para o futura. Para isso se faz importante compreender sobre a aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, capital intelectual, empresas e administrador.

Competência

Para a administração, o termo competência é a integração de u,m conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Para ser bem-sucedido o administrador precisa desenvolver três competencias pessoais duraveis:

* o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências)

a perspectiva (colocar o conhecimanto em ação)

* atitude (fazer as coisas acontecerem)

Segundo Dr. Manoel Pereira, “competencia é a sintese do essencial a ser realizado pelo trabalho”

Os tipos de competencias são:

- competências essenciais: atividades mais elevadas que são a chave para a sobrevivência da organização e centrais para a formulação da estratégia

- competências distintivas: atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêem vantagens competitivas

- competências organizacionais: Competências e atividades chaves esperadas de cada unidade de negócios da empresa

- competências de suporta: Atividades que são importantes para apoiar um leque de competências

- capacidades dinâmicas: Capacidades de uma empresa de adaptar suas competências pelo tempo. São diretamente relacionadas aos recursos importantes para a mudança

Competitividade

É a caracteristica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado...

-Aprendizagem Organizacional

Em Aprendizagem Organizacional, um funcionário busca informações dentro da própria empresa sem precisar ficar criando novos modelos de informação. É um processo contínuo de detectar e corrigir erros. O capital digital mudou a forma com que muitas empresas obtêm o conhecimento.

Essa aprendizagem deve ser constante para que hajam respostas tanto para as necessidades internas quanto externas da organização. Um exemplo disso são as metas a serem alcançadas na empresa. Juntos, as pessoas aprender a encontrar novas formas de atingir resultados e o melhor: aprendem um com o outro.

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento ” provém do inglês “Knowledge Management” (KM), e trata-se de uma área de atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo, à gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e às áreas mais tradicionais como a economia, sociologia, psicologia, marketing, entre outras.

A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. Estamos na era do conhecimento, sabemos que, num processo lógico, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se em conhecimento, conhecimento presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais.

Para ser mais competitivo no campo profissional, para uma empresa crescer e para uma pessoa viver melhor é necessário conhecimento e seu domínio em determinadas áreas. Conhecer é conquistar, elaborar e praticar melhor; porém, saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade.

O conhecimento, além de suportes, necessita de gestão, processo de armazenagem, zelo na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para a sua disseminação. O conhecimento abrange o capital intelectual, o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência empresarial.

A gestão de conhecimento é necessária em virtude da existência do conhecimento na empresa, na mente das pessoas, nos departamentos e nos processos executados. Todos esses elementos são fundamentais e presentes a uma empresa. Esse tipo de gestão consiste numa modelagem de processos corporativos por meio de conhecimentos gerados, uma maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo, trata-se de um gerenciamento corporativo.

Visa favorecer a organização por meio de seu próprio conhecimento adquirido e desenvolvimento e a partir do conhecimento colhido no ambiente externo (experiência de concorrentes, influencias culturais, inovações tecnológicas, etc). Essa gestão se preocupa com as condições organizacionais, localização, geração e partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo.

A gestão de conhecimento amplia a vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com