TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

Trabalho Escolar: ATPS FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Atps Etapa 1

Tema: Qual a importância da filosofia na educação?

Filosofar é questionar, e sua finalidade é fazer com que procuremos sentidos e explicações, nos tornando pessoas mais reflexivas, para que possamos ampliar assim nossa compreensão do mundo, descobrir novos significados para a existência da vida e auxiliar nas escolhas.

Existem diferentes definições para a palavra filosofia, mas há um argumento que diz: Filosofar é ser racional e crítico, acreditando sempre que pode haver mais coisas para se descobrir. Mas afinal, qual é verdadeira importância da filosofia na educação?

Podemos dizer que de todos os seres humanos, tudo aquilo que eles são, se deve a educação, deste modo, a educação é decisiva para qualquer sociedade. Sendo assim, a filosofia da educação tem importância para todos nós, por permitir um progresso no nível de reflexão conceitual.

Para que serve a Filosofia na Educação? Pela sua grande importância, a filosofia merece um lugar relevante entre as diversas áreas, pois pode contribuir para que a educação seja pensada, analisada e refletida. Entende-se que a filosofia não deve ser vista como uma ciência isolada, mas sim que busque se apoiar em fundamentos históricos e sociológicos, a educação passa a ser pensada por meio da ciência, tendo à filosofia da educação a função de justificar a utilização de recursos técnico-científicos que levem ao máximo o desempenho dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A Filosofia da Educação tem um papel muito importante que é o de permitir com que os alunos possam criar uma linha de racionalidade própria. Este tema não diz respeito só a estudantes e professores, mas também a sociedade de forma geral.

“A filosofia é um assunto que não interessa apenas a especialistas e profissionais, porque todos os seres humanos em alguma circunstância da vida filosofam. Estamos obrigados a filosofar”.

Bochenski

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com