TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos filosóficos ATP

Tese: Fundamentos filosóficos ATP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

atps fundamentos filosoficos

1 – Freud e a educação

Nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg (hoje Pribor),pequena cidade da Morávia, que na época, pertencia à Áustria e hoje está anexada àTchecoslováquia. Foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana.

Era formado em Medicina, e especializado em tratamentos para doentes mentais. Tinha uma teoria: “ as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.”

Freud, também escreveu um grande número de livros importantes como “Psicologia da vida cotidiana”.

A psicologia, ajuda muito também, a área pedagógica, pois lida com o emocional da criança. Assim, como as obras de Freud, também contribuíram muito nessa área, pois o fato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.

Através das reflexões e dos estudos de Freud, podemos entender melhor, como se processa o desenvolvimento mental e emocional .

Nasceu em 1896 na cidade de Orsha e morreu em 1934 de tuberculose aos 37 anos. Foi Psicólogo e professor. Judeu russo de família próspera ,que fundou a chamada psicologia Histórica Cultural.

Formado em direito, mas também frequentou cursos de história e filosofia. Estudou também medicina com o objetivo de compreender o funcionamento psicológico do ser humano.

Vigotski se destacou, por suas críticas literárias do significado histórico e psicológico do indivíduo, principalmente pela oposição às ideias de Jean Piaget.

Teve grande importância na educação, pois foi um “psicólogo” que construiu várias teorias voltadas para a área de educação. Propõe visões como de formação das funções psíquicas superiores como: interações, mediação, internalizarão e ZDP (zona de desenvolvimento proximal).

Desenvolveu a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo

4.1 – Três aspectos relevantes da teoria de Vigotski para se pensar a aplicação da psicologia na educação

* remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalizarão e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalizarão mediada pela cultura.

* Um indivíduo interage com a realidade e não apenas age sobre ela.Vigotsky ainda sustenta que é a partir de relações intra e interpessoais que um indivíduo constrói seu conhecimento, e ressalta a importância da criança ter contato com outras, para seu bom desenvolvimento.

* Para Vygotsky a aprendizagem propicia o desenvolvimento das funções mentais. Aprendemos com ele, que quando a criança tem um bom aprendizado, a sua mente se desenvolve mais rápido e com mais facilidade.

Relatório final

Neste trabalho, citamos alguns profissionais na área de psicologia, que ajudaram muito, em relação à pedagogia. Freud, Piaget, Wallon e Vigotsky,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com