TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Filosofia Etapa 1

Exames: ATPS Filosofia Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Aula tema: Formação e prática do educador. Alienação e Ideologia.

Passo 1 – Criar um nome criativo, para equipe, que esteja relacionado ao conteúdo da disciplina que busca apresentar os pressupostos filosóficos subjacentes às práticas educativas e às teorias pedagógicas que foram e são adotadas e que movem os educadores sendo condição para sua atuação seja intencional e não apenas empírica.

Grupo – Transformadores do Bem

Passo 2 – Navegar no site www.blogspot.com e criar um blog, cujo endereço seja o nome da sua equipe. Este link vai ajuda-lo a construir homepage.

Passo 3 – Escolher uma das propostas abaixo com base nas leituras e estudos efetivados nos capítulos 1, 2 e 3 do PLT produzir um texto dissertativo argumentativo explicitando um ou mais conceitos implícitos na argumentação. Como sugestão podem ser acrescentados e defendidos um ou mais desses conceitos: filosofia, ciências, bom senso, educar, ensinar, educação e emancipação e/ou educação e alienação.

Tema escolhido – A escola não é espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.

Para uma educação transformadora é necessário investir na educação desde a formação do professor como na qualificação, formação pedagógica, ética e política. Garantindo assim um conhecimento amplo da área escolhida. Mas mesmo com uma boa formação profissional, notamos que isso não é o suficiente, pois ainda nos deparamos com muitas dificuldades encontradas no sistema.

É assim que entra o desafio de implantar a filosofia na educação, aonde os professores são pouco valorizados, enfrentam falta de materiais adequados, plano de carreira e de salários dignos.

Os alunos, muitas vezes, se deparam na escola com um ensino de Filosofia mecanizado, apresentado por meio de teorias que privilegiam o uso de 'decorebas', considerando um aprendizado descontextualizado e entediante, ou seja, um ensino desmotivado em que os alunos tendem a não participar durante as aulas, e não construir, então, suas compreensões.

Ser um educador intelectual transformador é compreender que as escolas não são espaços neutros de mera instrução, mas carregados de convicções que nem sempre são expostas. Para isso a educação deverá ser mais democrática e progressista, onde valoriza a criança e o adolescente como sujeitos de sua própria aprendizagem, além de oferecer espaço para que possam agir e pensar por si mesmos, formando cidadãos mais críticos e investigadores capazes de superar o estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com