TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestao De Projetos

Dissertações: ATPS Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera Educacional - Fac 3

Administração de Empresas

ATPS de Planejamento,Programação e Controle da Produção

Alunos:

Augusto Cesar Pires de Souza RA:4251860852

Evandro Pereira Coelho 3294577760

Murilo Santa Rosa Contin 1811312539

Campinas

Setembro 2013

ATPS: Etapas 1e2

Introdução

Vamos elaborar este trabalho, onde possamos ver melhor como é o planejamento e controle de produção. Não é fácil lidar com organizações de empresas e também não se resume em uma tarefa fácil e imediata, existem regras que podemos traçar com atividade que se torna possível decidir como iremos elaborar os métodos produtivos, com planos e programações.

Com objetivos de garantir que teremos produtos e fornecimentos para um determinado estabelecimento. O processo de PCP é usado em todo momento em fábricas e indústrias em geral, no intuito de achar falhas e distorções e as eliminar para obtermos resultados satisfatórios pela fábrica.A

Com isso iremos ver melhor a necessidade e finalidade de termos um bom controle e programação para cada planejamento, com recursos e métodos que facilitam o dia a dia de produção.

É o setor responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e conseqüentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal: O LUCRO. Muitas vezes, isso acontece por culpa do próprio departamento, por comodismo ou por desconhecimento da sua importância natural no geral. E o que vamos elaborar no momento é a conclusão abaixo.

Etapa 1

Planejamento e controle de produção.

A administração de produção trata-se de problemas reais da maneira que as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle de produção recebem da direção as metas a serem atingidas e a partir daí começam a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos e físicos com base nos planos e acompanha as ações corrigindo prováveis desvios.

Podemos considerar como palavras-chave: planejamento, controle, produção, estratégia, acompanhamento.

As atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio a Produção. Com o departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma que atenda da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Para atingir os objetivos do PCP são necessárias informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo.

Os principais fatores responsáveis para atingir um PCP, já identificando as áreas de apoio aos roteiros de fabricação são os lead times, o Marketing (que busca o plano de venda e pedido firme), a Manutenção (que fornece os planos de manutenção), Compras/Suprimentos (informa as entradas e saídas dos materiais em estoques), os Recursos Humanos (são necessários os programas de treinamento), Finanças (fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa), entre outros relacionamentos. Considerando que todos os fatores são evidenciais para que se garanta uma estratégia e qualidade de elaboração de Produção e Controle de Produção (PCP).

Na figura 1, mostram-se as áreas de evidencias de cargos em fluxos de informações:

As atividades do PCP são exercidas nos três níveis de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção.

Nível estratégico: Onde são definidas as estratégias de longo prazo da empresa. O PCP participa da formulação do Planejamento, gerando um plano de produção para fábrica da produção.

Nível Tático: Onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o planejamento mestre da produção.

Nível Operacional: Onde são preparados os programas de curto prazo de produção, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Atividades desenvolvidas pelo PCP

Consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período em longo prazo de acordo com a estimativa de venda e produção financeira. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido. A capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que seja planejada a tempo pela edição de recursos financeiros. O plano de produção gerado é pouco detalhado, geralmente trabalha com um grupo de produtos tendo como objetivos a demanda esperando do mesmo.

As atividades exercidas pelo grupo PPCP é para garantir o controle de estoque diário. Uma das áreas mais importantes de uma empresa pode-se considerar a área de planejamento e programação, com isso a empresa consegue programar e desenvolver o abastecimento de estoque.

É importante ressaltar que um sistema de produção está sempre se comunicando com os outros sistemas componentes da organização, fazendo assim, parte de um sistema maior.

Após a definição de um sistema de produção, percebe-se que ele é composto por vários subsistemas envolvendo produção:

Entradas: são os recursos a serem transformados diretamente em produtos, como as matérias-primas e mais os recursos que movem o sistema, como por exemplo, a mão-de-obra.

Processo de transformação: refere-se ao subsistema, pelo qual as entradas vão ser transformadas em saídas. Na produção de bens materiais, esse sistema muda o formato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com