TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão Ambiental Etapa 3 E 4

Dissertações: ATPS Gestão Ambiental Etapa 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3

Passo 1

Resenha sobre Poluição Atmosférica.

A fumaça densa sobre as cidades é a forma mais familiar e óbvia de poluição do ar. Mas há diferentes tipos de poluição, algumas visíveis, outras invisíveis, que contribuem para o aquecimento global. Geralmente qualquer substância que as pessoas introduzem na atmosfera que tem efeitos prejudiciais sobre os seres vivos e o meio ambiente é considerada poluição do ar.

O dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, é o principal poluente que está aquecendo a Terra. Embora os seres vivos liberem dióxido de carbono quando respiram, ele é amplamente considerado como um poluente quando associado a carros, aviões, usinas elétricas e outras atividades humanas que envolvem a queima de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural. Nos últimos 150 anos, essas atividades têm bombeado dióxido de carbono para a atmosfera o suficiente para elevar os seus níveis.

Outros gases incluem metano, que vem de fontes como pântanos e gases emitidos pelo gado e clorofluorcarbonos, que foram utilizados em refrigerantes e propelentes para aerossóis até que eles foram proibidos devido ao seu efeito deterioração na camada de ozônio da Terra.

Outro poluente associado à mudança climática é o dióxido de enxofre, um componente da fumaça. Produtos químicos de dióxido de enxofre estão estreitamente relacionados a uma das causas da chuva ácida. Mas eles também refletem a luz quando liberado na atmosfera, o que mantém a luz do sol do lado de fora, e assim esfriando a Terra. As erupções vulcânicas podem expelir grandes quantidades de dióxido de enxofre na atmosfera, às vezes causando resfriamento que dura anos. Na verdade, vulcões costumavam ser a principal fonte de dióxido de enxofre na atmosfera, hoje são as pessoas.

Os países industrializados têm trabalhado para reduzir os níveis de dióxido de enxofre, e fumaça, a fim de melhorar a saúde das pessoas.

A maioria das pessoas concordam que, para frear o aquecimento global, uma série de medidas precisam ser tomadas. Em um nível pessoal, dirigir e voar menos, reciclar e conservar pode ajudar a reduzir a emissão de gases que uma pessoa coloca na atmosfera.

Em uma escala maior, os governos estão tomando medidas para limitar as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Através do Protocolo de Kyoto, um acordo entre os países, tem o objetivo de diminuir as emissões de dióxido de carbono.

Saúde, impactos ambientais e econômicos da poluição do ar são adversos e significativos. No entanto, existem diferentes formas de prevenir a poluição do ar. Sem dúvida, as agências de proteção ambiental e o governo estão tomando medidas para reduzi-lo através da implementação de várias políticas. No entanto, esses esforços só se revelam realmente eficazes se cada cidadão agir de forma responsável com o meio ambiente.

Passo 4

Visita à empresa Selene Têxtil S/A

Diante a visita a empresa têxtil Selene, pode-se perceber que apesar das estratégias administrativas, é evidente que a maneira como queimam a lenha é uma forma desproporcional a sua missão diante ao meio ambiente e possivelmente a sociedade.

Dentre os padrões que o mercado exige é incorretamente que haja a continuação dessa forma de queimar a madeira por ser uma multinacional de 24h de funcionamento esperava que estivesse uma metodologia diferente, eficaz e mais inovadora.

Etapa 4

Passo 1

Texto sobre a necessidade de uma cultura ambiental nas organizações

Atualmente, as organizações para se manterem ativas no mercado e possivelmente dentro dos padrões imprevisíveis que a competitividade proporciona, busca novas dimensões em seu ramo; pois bem o meio ambiente se encaixa na lista de desafios a ser enfrentado.

É realmente inacreditável a imensurável poluição que faz parte do nosso cotidiano, no entanto boa parte das poluições devem-se as empresas que é uma grande contribuinte para o aquecimento global.

É com o intuito de resolver ou positivamente amenizar a poluição que as organizações buscam alternativas e implantação de uma nova cultura voltada para a preservação do meio ambiente. Para muitos essa é uma jogada de marketing; possa ser que esse seja um apontamento verdadeiro, no entanto nos dias atuais a competitividade obriga se adaptar para se manter no mercado consumidor.

As organizações precisam estar atentas ás demandas da moderna sociedade, isso devido as exigências do mercado, além dos avanços tecnológicos e inovações e por isso esse motivo que as ações empresariais tem que mostrar uma cultura voltada não só para o lucro, mas na sociedade como um todo, deixando sempre transparecer a sua meta e responsabilidade social.

Enfim, a mudança organizacional é de fato o desenvolvimento para uma empresa, e com mecanismos estratégicos voltados para as questões ambientais assunto que nos últimos anos, muito se tem falado e estudado, afinal vivemos por motivo de haver a existência da natureza, então se torna obrigação de cada um de nós o cuidado a natureza. Para alguns, a questão é modismo e marketing, para outros não, entretanto é evidente a mudança climática e assuntos relacionados como o SMOG em grandes cidades. O importante é que não importará o motivo pela qual as empresas se coloquem a disposição de melhorar os seus métodos de trabalho, o que vale mesmo são as ações que as mesmas proporcionam e ter em mente que vivemos um processo de mudança que exige conhecer, pensar, sentir e agir com responsabilidade ambiental.

Passo 2

Pesquisa sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade surgiu com a necessidade de explorar as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social, deixando-os em pleno equilíbrio.

Foi no ano de 1972, quando a ONU promoveu a CONFERENCIA DAS NAÇOES UNIDAS sobre o meio ambiente humano na Suécia; a ênfase da conferencia se dava para um surgimento de uma sociedade sustentável, não colocando em risco os recursos naturais, defendendo e melhorando o ambiente humano para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com