TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Fundamentos e metodologia de historia e geografia

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1: A Linguagem e a representação cartográfica. O uso de diferentes linguagens em sala de aula. O uso de jornais na aula de História e Geografia.

PRAÇA IV CENTENÁRIO ABRIGA ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM

A praça VI Centenário, localizada na região central da cidade de Guarulhos, em uma das principais entradas da cidade, além de ser uma das praças mais antigas do município, abriga uma antiga estação de trem que servia de meio de transporte à população.

Antiga Estação

Figura 1

A estação inaugurada em 1915 operou durante muitos anos e foi desativada em 1965, porem sofreu algumas descaracterizações em relação a sua fachada. Ao lado a estação existia uma casa, de cor amarela, construída antigamente para servir de residência ao chefe da estação, e por esse motivo foi reconhecida como patrimônio histórico da cidade. Durante algum tempo suas instalações já alojaram uma escola de Educação Infantil, a EMEI da Estação, depois transformada em Conselho Tutelar, posteriormente uma Gibiteca (biblioteca de gibis), uma Biblioteca e atualmente foi transformada em Arquivo Municipal da Cidade de Guarulhos.

Casa Amarela Antiga

Figura 2

Casa Amarela Atualmente

Figura 3

Adiante a casa amarela, uma antiga locomotiva, trazida da usina de Tamoio, de Araraquara, foi resgatada pela prefeitura e colocada cuidadosamente sobre os trilhos da antiga estação para representar a antiga locomotiva que operava anteriormente na estação, pois as locomotivas que aqui operavam foram sucateadas e vendidas para um ferro velho.

Locomotiva em Exposição

Figura 4

A praça foi reurbanizada a alguns anos e disponibiliza ao público, além da grande contribuição histórica, um playground, uma ciclovia e uma pista de cooper. Visite e conheça de perto um pedacinho da história da cidade em que você vive!

LAR DA IRMÃ CELESTE

A origem

A família Fernandes era composta pela Matriarca Maria Margarida e seus filhos: Alexandre, Celeste, Olga, Elisa e Preciosa. Duas filhas faleceram, Celeste com seis meses e Olga com dois anos.

No final da década de 30, a família buscava um lugar saudável para morar, pelo fato de Elisa estar com a saúde muito debilitada e precisar de ares de montanhas. Então, fixaram moradia em Guarulhos na região da Vila Galvão, próximo de tios e primos.

Inauguração do Parque Interno - 1941

Figura 5

Com a morte de Elisa, a família resolveu voltar para São Paulo, no bairro do Brás. Após um ano, a Matriarca e seus filhos, Alexandre e Preciosa, resolveram retornar à Guarulhos e fundar uma casa onde pudessem abrigar crianças e órfãos, para isso seria necessário a compra de um terreno. Com a ajuda do tio Hermínio Assunção, o filho Alexandre passando pela estrada Timóteo Penteado, localizou uma propriedade em lugar alto com vistas para Serra da Cantareira, próximo a estrada de Ferro Cantareira. A família unida e com a ajuda de muitos amigos e parentes buscaram fundos para adquirir o terreno, arrecadaram jornais, revistas, garrafas e promoveram chás beneficentes, dessa forma, conseguiram iniciar as obras.

Formação da Turma de 1942

Figura 6

Alexandre Fernandes, em homenagem as suas irmãs falecidas, denominou o orfanato de Lar da Irmã Celeste. No final de 1939 e início de 1940 começaram a chegar as primeiras crianças. A entidade foi inaugurada oficialmente no dia 25 de dezembro de 1940, então, foi providenciada a instalação de eletricidade, fixando desde a Vila Galvão, cinqüenta postes até alcançar o Lar, para atender os pequenos, foi adquirida uma geladeira para garantir as mamadeiras e o restante dos alimentos.

"O Brasil de amanhã caminhará pelos pés das crianças de hoje”

Alexandre Fernandes – Fundador do LIC

A proposta pedagógica do LIC fundamenta-se em processos educativos inovadores que priorizam a educação integral, o estímulo ao desenvolvimento de potencialidades pessoais e sociais e vivência de valores éticos.

LIC nos dias de hoje

Hoje em dia o LIC conta com vários parceiros e doadores, proporcionando um ótimo espaço para as crianças atendidas, como parque, oficinas e vários tipos de aulas. E a cada vez mais vem aumentando a quantidade de crianças atendidas, contando com o total apoio social.

Páscoa no Lar da Irmã Celeste (LIC)

Em comemoração da Páscoa os atendidos pelo LIC, no dia 04/04/2015 assistiram o show da “Ka Xuxa e sua turma”. A apresentação foi feita de forma voluntária pelos colaboradores da empresa de eventos “Joiamara Eventos”, que trouxeram vários personagens animados, inclusive a visita de uma coelhinha que fez a entrega de chocolates para as crianças. O evento contou também com a doação de várias caixas de chocolate da escola de informática Microcamp

Elaine Limeira (Representante da Joiamara Eventos)

Figura 7

Etapa 2: Apreender história e geografia por meio da literatura. Letras de músicas e aprendizagem de História e de Geografia.

Música: “Estudo Errado”

Compositor e Interprete: Gabriel O Pensador

- Atenção pra chamada! Aderbal?

- Presente!

- Aninha?

- Eu!

- Breno? Carol?

- Presente!

- Douglas?

- Alô!

- Fernandinha?

- Tô aqui.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com