TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS III De Sistema De Gestão Ambiental E Certificação

Artigos Científicos: ATPS III De Sistema De Gestão Ambiental E Certificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO ETAPA III

RONDONÓPOLIS – MT

2014

Vicente Silva Neto - RA: 6814016900

Silvio França Santos - RA: 6625358455

Regiane Araújo Cabral - RA: 6656400351

Marlon Marcos de Oliveira Silva – RA: 6622351711

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

3ª Semestre C – 2º Bimestre

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho desenvolvido durante as Etapa 3 na disciplina de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação – 3° “C” semestre do Curso de Engenharia de Produção, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.

Prof. Renata

RONDONÓPOLIS - MT

2014

SUMÁRIO

1. Etapa III 4

1.1. Passo 1 4

1.2. Passo 2 6

 2 - Cumprir o que está documentado; 7

1.3. Passo 3 8

2. Bibliografia 9

1. Etapa III

1.1. Passo 1

Resenha sobre Poluição ambiental

Os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).

Os resíduos perigosos, produzidos, sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente. Neste contexto, a Contabilidade deve evidenciar as medidas adotadas e os resultados alcançados pela empresa no processo de proteção e preservação do meio ambiente, já que ela é responsável pela comunicação entre a empresa e a sociedade.

A Contabilidade, principal sistema de informação de uma empresa ou indústria, não pode, nos dias atuais, desconhecer esta realidade, não pode ficar à margem destas preocupações. Partindo desta premissa é que este trabalho está enfocando como quantificar e colocar os resíduos na contabilidade da empresa.

As indústrias ou as empresas estão a cada dia tem a necessidade se atentar com fato de proteção ambiental, redução da poluição, gestão de resíduos, monitoramento, conformidade e etc, isso tem aumentado significadamente os custos e exigente regulamentação ambiental.

As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no que se diz respeito às empresas ou indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais.

Esses resíduos são divididos por classes.

No dia 31 de maio de 2004 a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a nova versão da sua norma NBR 10.004 - Resíduos Sólidos. Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Nas atividades de gerenciamento de resíduos, a NBR 10.004 é uma ferramenta imprescindível, sendo aplicada por instituições e órgãos fiscalizadores. A partir da classificação estipulada pela Norma, o gerador de um resíduo pode facilmente identificar o potencial de risco do mesmo, bem como identificar as melhores alternativas para destinação final ou a reciclagem. Esta nova versão classifica os resíduos em três classes distintas: classe I(perigosos), classe II (não-inertes) e classe III (inertes).

 Classe 1 - Resíduos perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

 Classe 2 - Resíduos não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

 Classe 3 - Resíduos inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

Exemplo do quadro mostra a origem, classes e responsável pelos resíduos.

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br,

1.2. Passo 2

Visita técnica:

Empresa situada na cidade de Rondonópolis, e trabalha na fabricação de embalagens plásticas,

Perguntas feitas pelos os alunos e as respostas em negrito realizadas pela empresa. Algumas perguntas e repostas foram geradas de bibliografias complementares.

01- Qual o objetivo para a implantação da politica ambiental adquirida pela empresa?

 Melhorar continuamente a performance ambiental da fábrica;

 Buscar maior redução possível dos impactos ambientais;

 Desenvolver uma atitude de responsabilidade social através de desenvolvimento da educação ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com