TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Introdução Direito

Dissertações: ATPS Introdução Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 04 (Etapa 02)

Bobbio Estrutura do Ordenamento Jurídico e Atualidade

A partir da leitura realizada muito pode-se falar a respeito de como Bobbio pensava quanto ao estruturação de um ordenamento jurídico, pois é pessoa de enorme conhecimento sobre o direito.

Norberto Bobbio possui um entendimento muito aguçado a respeito do ordenamento jurídico, pois entende ser um sistema, um conjunto de normas, e esse pensamento de Bobbio, é evidentemente coerente e adequado com a nossa atualidade, pois baseia-se na compreensão do direito, em forma organizada hieraquicamente.

O que ele propusera, foi a teoria do ordenamento, ou seja, entende não ser possível definir o direito, somente com base um uma norma e sim levando em conta um aparato normativo, que assim ira compor um ordenamento jurídico.

Ele descartou vários critérios onde tentava-se caracterizar a norma jurídica, julgando-os incompletos, insuficiente, tais como, critério formal, critério material, critério do sujeito a qual a norma é destinada, porem aderiu ao critério do sujeito que põe a norma, ou seja, significa dizer que as normas irão emanar de um poder soberano, ao qual não existe nenhum outro superior, e assim irão delas nascerem outras a elas dependentes.

Nessa linha de pensar de Bobbio, entende ele que o ordenamento jurídico seja um conjunto de normas que tenham como origem um poder soberano ao qual não tenha outro superior e que estas normas sejam garantidas por força da coerção, assim ele o diz: “norma jurídica aquela cuja execução é garantida por uma sanção externa e institucionalizada”. E que este emane a organização jurídica estrutural, nesse pensar adere a teoria de kelsen que diz que as normas não estão todas em um único plano, e sim constituem um sistema hierarquizado onde tudo começa com a norma fundamental, sendo esta a superior sob a qual ira ter outras inferiores que serão subordinadas a superior e criadora de outra inferior. Bobbio mostra como exemplo a seguinte hierarquia:

Conduta

contrato

Código Civil

Constituição Federal

NORMA FUNDAMENTAL

Trazendo esta idéia de Bobbio para nossa organização de estado nos dias atuais é possível verificar que é exatamente de acordo com a estruturação a qual estamos submetidos, nada foge a ela. Nosso ordenamento jurídico positivista esta de acordo com as idéias apresentadas por ele, tem uma estrutura hierárquica, originada por uma norma fundamental, que não é a constituição e sim o poder constituinte, este poder é o originário de nosso ordenamento, é o criador, com ele criou-se a nossa constituição federal a qual posteriormente criou as leis ordinárias, complementares, organizadas hierarquicamente. Assim denota-se a grande importância que tem este ilustre doutrinador Norberto Bobbio para que possamos assim iniciar um entendimentos de como é complexo a organização estrutural de nosso sistema juridico.

É tamanha a complexidade estrutural de um ordenamento jurídico, e mesmo assim há quase um século atrás Norberto Bobbio, um italiano, foi capaz de traçar as linhas por onde segue sua organização, de uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com