TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigos Científicos: ATPS LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera UNIDERP

Pedagogia

Letramento e Alfabetização

Alunas:

Joiciane Rocha de Jesus

RA: 6506253276

Joicilene Rocha de Jesus

RA: 6506251249

Sandra Alves Martins

RA: 6506250287

Queren Moreira da Silva

RA: 6574310380

Atividade Pratica Supervisionada

Tutor á distância: Kate Oliveira Kumada

Anápolis

06 de Novembro de 2014

Introdução

Enfatizaremos nesta,alguns pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização.

Compartilharemos algumas experiências e destacaremos o quanto é importante estar e ser alfabetizados, abordaremos também em relatórios parciais sobre os seguintes temas"Estar alfabetizado é..."

O que significa estar alfabetizado

Definições de decodificar,ler,escrever autonomamente,aprendizagem e conhecimento.

Apresentação das características inerentes ao seguintes gêneros textuais: conto,fábula,história em quadrinhos,lenda e poesia.

Apresentaremos a seleção de duas atividades que envolvam a escuta,leitura,escrita,recitação,ditado e cópias e atividades de alfabetização usando silabação entre outros.

Etapa 1

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. A alfabetização envolve o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.

A incapacidade de ler e escrever são denominados analfabetismo, a grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa, pois a partir do momento em que um sujeito começa a conhecer o código alfabético e, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história; a alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia. Alfabetização e a informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania.

Estar alfabetizado é ter passe livre, para ir e vim sem se preocupar com nada, pois se trata de estar habilitado ás práticas sociais ligadas á escrita e a leitura, trata-se de produzir textos, interpreta-los, sem obstáculos, mesmo contendo os variados graus de dificuldades.

O que significa estar alfabetizado

Estar alfabetizado significa lidar com os mais variados estilos de textos é interpreta-los independentemente dos desafios é ter domínio da leitura da escrita, é brincar com as letras, formar palavras, frases, textos, transmitir ideias e sentimentos. Em fim ser alfabetizado é poder transitar com liberdade, sem medo dos desafios que a sociedade impõe.

Definições dos termos:

Decodificar: Identificação, interpretação dos sinais linguísticos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com