TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL

Monografias: ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

UNIDADE 2 – ANTONIO CARLOS

CURSO: LOGÍSTICA

DISCIPLINA: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PROF. ADEMIR GARGARY

TITULO DO TRABALHO:

ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL

Cristiano Alves Luz - 6617342917

Fabiano Evangelista Ferreira - 6814018789

Joelson Lopes Gonçalves – 6621362998

Marlucia Cordeiro - 6621361329

Regiane Rodrigues Gabriel - 6662428833

Wellington José Costa – 6823490246

Karina Ferreira Borges – 1299771535

2° e 3º Período Noite

Belo Horizonte, Julho de 2014

ETAPA 1

Passo 1 (Equipe)

Identificação da organização:

A Transpes Potência Logística está situada na Via Expressa Nº. 15.999, Betim MG (Matiz), é uma empresa de grande porte, e sua área de abrangência e em todo Brasil e no MERCOSUL, com frota própria, preparada para atender as mais diversas exigências e especificações de sua carga, tendo a sua missão tornar conhecidos os equipamentos, as regras, as leis e as características do transporte de cargas especiais indivisíveis, informar quais órgãos responsáveis e quem são os agentes envolvidos na fiscalização e regulamentação das leis e regras do transporte de cargas especiais indivisíveis. Qualificar os profissionais que estão envolvidos com essa modalidade de transporte. Seus valores são valorização, respeito uns aos outros, trabalho com foco em resultados, honra nos compromissos, simplicidades nas ações.

A empresa é pioneira no transporte de cargas especiais indivisíveis, em dezembro de 2003 obtiveram o certificado ISO 9001-2008. A mesma está com o desempenho atual de 28 milhões de km /ano, 950 mil toneladas de carga/ ano e 30 mil embarques ao ano. A atuação da Transpes é de cargas especiais em peso ou dimensões, transporte de produtos siderúrgicos e cargas industriais, transporte de container, transportam em regime de transito Aduaneiro (DTA), transportes internacionais, transporte em regime de urgência, transporte multimodal, serviço de movimentação interna, serviço de guindastes, projeto de viabilidade geométrica estrutural.

Aproximadamente 500 empresas atendidas pelo Brasil entre elas, empresas de grande porte como a Vale do Rio Doce, FIAT, Andrade Gutierres, Gerdau, Camargo Correia, Petrobrás, AALBORG, Gevisa, ALSTON, Usiminas, Samarco, e outras mais.

Conjunto transportador, e a composição do equipamento trator reboque, com a carreta semi-reboque, junto com a carga. Combinação de veículo, e a composição simples do reboque com o semi-reboque, sem carga.

Atualmente a Transpes dispõem aos seus funcionários caminhões tipo Truck, Baú, Cavalo mecânico 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4, 8 x 4, Semi-reboque carga seca e Baú, Semi-reboque Porta container, Semi-reboque Sider , Semi-reboque Bobineira, , Semi-reboque Extensiva, Semi-reboque Lagartixa, Pranchas de 2, 3 e 4 eixos , Semi-reboque Dolly intermediário e traseiro, Semi-reboque Hidropneumática , Semi-reboque Linha de Eixo.

Passo 2

Observamos que o texto nos refere à logística como imprescindível para qualquer empresa independente do tamanho ou do ramo que essa opera, devemos desmistificar que a logística é somente para grandes corporações. A logística pode ser cara, mas seus resultados quando bem aplicada faz com que a empresa ganhe direta e indiretamente e reduz custos.

As atividades que opera a logística são conhecidas em qualquer empresa, então, mesmo que pensemos que não há necessidades em investimentos por pensar que a organização não opera a logística, se avaliarmos com atenção veremos que há sim esse tipo de operação, mas não são usadas adequadamente. O artigo nos mostra que cada empresa tem sua característica própria e cada planejamento logístico deve ser individual, não deve ser copiada, deve se usar a melhor estratégia para aquele negócio. Segundo José Vicente Bandeira devemos usar uma estratégia que priorize sempre o menor custo, mas, sempre lembrando da agilidade, e nunca deixar de lado a tecnologia como, por exemplo, aplicativos de controle de estoque.

ETAPA 2 PASSO 1

O principal gargalo hoje da Transpes é o segundo custo mais alto na empresa, São os pneus.

Ao todo na frota são 11 mil pneus, o custo com pneus novos é muito alto. Cada pneu hoje custa em média R$1.100,00, a cada dois meses eram comprados R$100,000,00 de pneus A empresa tinha muita perda com estouros de pneus, pneus com pressão baixa, desgastes irregulares, cortes, excesso de calorias etc. diante de todos estes problemas precisávamos de uma ação, começando pela matriz e chegando em todas as filiais. Começamos com uma reunião com toda a equipe de alto escalão, gerente de suprimentos, gerente do ti, coordenadores encarregados dos setores de pneus etc. avaliamos que tínhamos um sistema muito bom para controle, mas usávamos só 25 por cento do seu potencial. Começava nascer ali o nosso plano estratégico para diminuir o gasto com compra de pneus novos, o comprometimento dos motoristas com cuidados com os pneus, o aumento do km rodado do pneu, a diminuição das ocorrências internas de pneus danificados, definindo fazer mais com menos.

Nesta reunião ficou definida que precisaríamos de um supervisor de controlador de pneus. Um profissional experiente, na área de transporte, mais acima de tudo que estivesse aberto as mudanças que iriam ocorrer, um profissional com ideais novas que nos ajudaria no nosso propósito. Buscamos este profissional e começamos a dar início ao nosso projeto de revitalização no setor de pneus. Este colega de trabalho chegou com muitas ideias boas, mas o principal referencial dele era reunir com todos os envolvidos e ouvir cada um. Ele observou que os profissionais só precisavam de um líder para guia-los. Começamos a fazer os levantamentos dos últimos seis meses de consumos de pneus novos, reformados, e meia vida.

Uma equipe levantou todas as ocorrências de pneus para mapeamos quais os tipos de problemas que mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com