TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO

Casos: ATPS MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA

ATPS MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO:

DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

GUARULHOS/SP

2014

RESUMO

O trabalho a seguir é voltado para abordar questões sobre as diferenças no ambiente escolar: como são tratadas pelo docente e medidas para que melhore a questão da diversidade, bem como possíveis medidas para minimizá-las.

Palavras-chave: Diferenças Culturais, Práticas Pedagógicas, Interdisciplinaridade.

ABSTRACT

The following work is to address questions about the differences in the school environment: they are treated by teachers and measures to improve the issue of diversity as well as possible measures to minimize them.

Key-words: Cultural Differences, Teaching Practices, Interdisciplinary

LISTA DE ABREVIATURAS

ABRAPIA - Associação Brasileira de Proteção à Infância e à Adolescência

SUMÁRIO

Introdução ........................................................................................................ 7

Escola: lugar para todos – lidando com o

bullying em sala de aula ................................................................................. 8

Multiculturalismo e suas muitas faces:

O multiculturalismo e o diálogo na educação .................................................. 10

Poemas ............................................................................................................. 12

Ilustrações ........................................................................................................ 14

Conclusão ........................................................................................................ 16

Referências Bibliográficas .............................................................................. 17

INTRODUÇÃO

Conhecemos a pluralidade cultural presente no Brasil. É ela que faz com que nosso país seja rico no sentido multicultural, porém este assunto ainda é um tabu, por assim dizer, quando se refere à prática pedagógica. Seja por despreparo do docente ou pro conflitos entre escola e ambiente familiar – quando as ideias passadas na sala de aula não condizem com a cultura do lar.

A finalidade do presente trabalho é fazer um breve esboço sobre este tema, utilizando como exemplo a situação vivida por uma menina no ambiente acadêmico, onde foi vítima de discriminação e teve seu desempenho escolar prejudicado. A abordagem nos faz refletir sobre assuntos tais como o bullying, que cada vez mais se torna corriqueiro, como mostram dados estatísticos e noticiários. O fundamental é que se tenha em mente a importância de se discutir mais a respeito e unir a isso medidas efetivas de combate ao que, deixou de ser apenas assunto escolar para se tornar luta conjunta de toda uma sociedade.

ESCOLA: LUGAR PARA TODOS – lidando com o bullying em sala de aula

Sabemos o quanto a escola brasileira carece de medidas que trabalhem de maneira consciente a questão da diversidade cultural que forma a nossa nação; promovendo e estimulando uma convivência sadia entre elas, para que no futuro nossas crianças sejam cidadãos livres de preconceitos e/ou estereótipos e cientes da sua ancestralidade.

Um dos exemplos mais atuais – mas que já há bastante tempo ocorrem nas escolas – é o bullying. Percebemos que em grande parte das situações as escolas não sabem lidar quando ocorre este choque de diferenças. Medidas são tomadas no âmbito legal e por grupos ligados às questões sociais, porém no cerne do problema, as atitudes ainda são insuficientes, afinal a mudança deve ocorrer na consciência do indivíduo que necessita estar aberto a uma mudança de ideologia muitas vezes. Quando se trabalha com crianças a responsabilidade é ainda maior, pois elas estão em processo de formação da personalidade, absorvendo exemplos e conceitos do que é certo e errado. Ela não tem noção de raça, credo, etnia e sexualidade, isso lhe é ensinado de acordo com a cultura em que ela está inserida, e muitas vezes são transmitidos conceitos equivocados, assim nasce o bullying, que nada mais é do que uma visão deturpada do que “deve ser socialmente aceito”; reflexo de preconceitos arraigados. De maneira especial no ambiente acadêmico é necessário que todas as formas de cultura e diferenças sejam aceitas, respeitadas e trabalhadas; tendo espaço para manifestações e diálogo produtivo, assim se aprende a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com