TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Multiculturalismo

Dissertações: Atps Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Evidencias ao preconceito

Valente argumenta: “Aceitar as diferenças e enriquecer-se com elas continua a ser um problema que hoje ninguém sabe resolver porque supõe o reconhecimento da alteridade(...)”.

O preconceito constantemente está presente e enraizado em diversas culturas, geralmente em forma de atitudes discriminatórias que se baseia em conhecimentos adquiridos em algum momento sobre pessoas ou lugares e que costuma indicar desconhecimento de alguém ao que lhe é diferente, como por exemplo: uma Charge da turma da Mônica onde a professora fala com o personagem Chico Bento para que ele fale direito (imagem 1). Existem vários significados para a palavra discriminação, o mais comum é a sociológica, ou seja, discriminação racial, religiosa, social, étnica e sexual.

O preconceito social existe em determinadas classes sociais, é uma ideia formada sem qualquer fundamento razoável a pessoas e culturas, ele existe quando julgamos pessoas por atitudes e enfatizamos que aquelas atitudes provem de certa classe social, ou seja se a pessoa ter boa condição financeira ela não sofrerá preconceito social mas provavelmente terá com outras pessoas.

O racismo está presente em todos os lugares, e nas instituições essa realidade está muito presente como indica a reportagem Preconceito racial e racismo institucional no Brasil, com ilustração de Ricardo Moraes/ Reuters, diz que “Trata-se de discriminação racial praticada pelo Estado ao atuar de forma diferenciada em relação a esses segmentos populacionais, introduzindo em nossas cidades e em nossa sociedade, pela via das políticas públicas, “um corte entre o que deve viver e o que deve morrer”, a faxina étnica”. (Reportagem 2).

Etnocentrismo

Trata-se de uma atitude discriminatória onde encontramos um grupo étnico que se considera superior a outro, existem diversos grupos diferentes, mas alguns se acham melhores devido ao seu desenvolvimento ou por ter melhor desenvolvimento tecnológico.

Sexismo

É o tratamento indigno a um determinado gênero ou identidade sexual, onde um sexo se acha superior ao outro afirmando que homem e mulher são diferentes além das diferenças biológicas, é diferente do machismo ou chauvinismo por ser um comportamento de imitação social ao passo que o sexismo está muitas vezes ligado á misoginia o ódio ás mulheres.

Estereótipo

Estereótipos é a fonte de muitas piadas, muitas de conteúdo racista, como as de loiras que são conhecidas por serem burras, ou de Judeus que são conhecidos como pão duro ou os Portugueses como pouco inteligentes, esses estereótipos muitas vezes estão relacionados ao preconceito.

Homofobia

É um termo criado para expressar ódio ou aversão a pessoas homossexuais, existente também a transfobia, aversão a pessoas transexuais, travestis e transgêneros.

O preconceito estrutura-se em nossas mentes durante toda nossa vida, o senso comum, a falta de conhecimento e o medo levam pessoas de todo tipo, classe ou grupo a criar preconceitos, os padrões estabelecidos pela sociedade e disseminados pela mídia, fazem com que indivíduos de quaisquer idades acreditem que estar fora desses padrões merece julgamento.

A padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com