TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Materiais

Trabalho Escolar: ATPS Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Os Recursos

Significado do termo administração de recursos materiais, é a sequência de operações que vai desde a identificação do fornecedor, na compra do bem, no recebimento, transporte interno e acomodação, em seu transporte durante o processo produtivo, na armazenagem do produto acabado, terminando na venda ao consumidor final.

Os principais fatores de produção: Capital, terra (natureza) e trabalho.

O papel do administrador é gerir esses recursos transformando-os em riquezas para as empresas aumentando seu capital.

Recursos tecnológicos: abrange mais do que usar as tecnologias nas empresas para aumento de produção, passa também por gerir recurso materiais, patrimoniais, humanos e de capital.

Tecnologia

Tecnologia do produto, contribui para o aprimoramento de tecnologias existentes, dando assim um melhor aproveitamento do espaço existente.

Tecnologia no processo produtivo, o fluxo de uma empresa é representada pelas entradas, processamento, saídas ligadas por uma realimentação ou por um feedback, justamente neste processo que são empregadas novas tecnologias para um melhor processo produtivo.

Tecnologia de gestão, uma empresa moderna procura constantemente novas formas de auto administrar ou conseguir vantagens competitivas, por meio das novas tecnologias.

O principal da tecnologia de produto para o administrador é conhecer a dinâmica de seu lançamento e quanto é importante para a consecução de seus objetivos para a empresa.

Definições e abrangência

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial

Assim uma técnica básica da política de materiais é a padronização dos materiais em uso na organização. Esta padronização se dá pela aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais.

Assim destaca-se uma série de providências para que uma organização atinja níveis altos de eficiência na sua atividade:

1) Organização & Métodos - realiza um estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia, otimização de processos, são versões atuais ou subconjuntos desta prática;

2) Qualidade - Por qualidade entende-se fundamentalmente o atendimento às necessidades do cliente, seja quem ele for, seja quais sejam suas necessidades.

A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização e pela quebra de paradigmas. Só ocorre de cima para baixo, ou seja com liderança e participação efetiva do comando da organização desde os mais altos níveis;

3) Informatização - Trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para a gestão e administração modernas. Mas não passa disto, uma ferramenta, que para ser útil deve ser empregada segundo suas complexas técnicas, que envolvem o levantamento das necessidades de informação, delimitação das possibilidades versus custo e investimento em pessoal, instalações, programas e equipamentos. Sem investimento balanceado em qualquer um dos itens citados a informatização deixa de ser o paraíso para tornar-se um pesadelo, que vai drenar recursos e energia, sem o retorno esperado e adequado.

Etapa 2

Medidas de desempenho são as maneiras nas quais se medem o desempenho em determinada área e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.

Técnicas da administração de matérias:

JIT (just in time), é o sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos na medida em que eles vão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com