TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Materiais

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

3 –

Os agregados são classificados de acordo com as dimensões dos grãos. Conforme a NBR-7211, quando ao menos 95% da sua massa é retida na peneira de malha 4,8mm e passa na peneira 152mm, o agregado é classificado como graudo.

Conforme a NBR-7211, quando ao menos 95% do material passa pela peneira de malha 4,8mm, o agregado é denominado muído.

4 –

AGREGADO MIÚDO – DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA E MASSA ESPECÍFICA APARENTE

- EQUIPAMENTOS

- Balança de precisão 0,1g.

- Molde tronco-cônico.

- Picnômetro com capacidade de 500 ml.

- Soquete.

- Estufa.

- Bandeja metálica.

- Espátula.

- Funil de vidro.

- Banho termo-regulador.

- Pincel de cerdas macias.

- ENSAIO

- A amostra para ensaio deve ser constituída por 1 Kg de agregado miúdo.

- Colocar a amostra em um recipiente, cobri-la com água e deixar em repouso por 24 horas. Retirar a amostra da água e estendê-la sobre uma superfície plana, submetendo-a à ação de uma suave corrente de ar, revolvendo a amostra com freqüência para assegurar uma secagem uniforme. Prosseguir a secagem até que os grãos de agregado miúdo não fiquem fortemente aderidos entre si.

- Colocar o agregado miúdo no molde, sem comprimi-lo; compactar sua superfície suavemente com 25 golpes de soquete e então levantar verticalmente o molde. Se ainda houver umidade superficial, o agregado conserva a forma do molde.

- Nesse caso, continuar a secagem, revolvendo a amostra constantemente e fazer ensaios a intervalos freqüentes de tempo até que o cone de agregado miúdo desmorone ao retirar o molde. Neste momento o agregado terá chegado à condição de saturado superfície seca.

- O método descrito de 6.2 a 6.4 tem por fim assegurar que no primeiro ensaio o agregado tenha alguma umidade superficial. Se o cone desmoronar na primeira tentativa, o agregado miúdo terá sido seco além do seu ponto de saturado superfície seca. Nesse caso, adicionar uma pequena quantidade de água (alguns centímetros cúbicos), misturar intimamente e deixar a amostra em um recipiente tampado durante 30 min, iniciando novamente o processo de secagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com