TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Metodos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Metodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1

Pesquisar, em sites e livros da área de Engenharia de Métodos, sobre a evolução dos estudos ao longo do tempo, obtendo informações sobre:

A Engenharia de Métodos, também conhecida como estudo de tempos e movimentos surgiu, basicamente, do trabalho de 3 pessoas:

- Frederick H. Taylor – estudo de tempos

- Frank e Lillian Gilbreth – estudo de movimentos

Apesar do desenvolvimento ocorrido à mesma época, os estudos de movimentos e de tempos passaram a ser utilizados conjuntamente a partir de 1930. Tal conjunto passou a ser denominado Engenharia de métodos.

Taylor iniciou os estudos relativos ao trabalho em 1881 (Midvale Steel Company). Aplicou seus estudos nos segmentos de aço rápido, estudo da usinagem de metais, estudo de tempos, utilização de um método científico para a organização do trabalho, descanso no trabalho. Estudo clássico: investigações sobre o uso da pá.

Frank e Lilian Gilbreth, conhecidos como casal Gilbreth, iniciaram os estudos em 1885. Usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas e equipamentos.

Estudo clássico: assentamento de tijolos.

Frederick H. Taylor sua formação é em engenharia mecânica. É considerado o pai da administração científica e da engenharia de produção. Sua figura esta ligada a uma das mais controversas da história da industrialização.

Casal Gilbreth, ela era psicóloga e ele engenheiro. Faziam uso de filmagem como forma de obter dados. Estudaram sobre monotonia (trabalho repetitivo), criando uma tabela com definições sobre o assunto, fadiga, gráfico de fluxo do processo e transferência de habilidades entre os funcionários.

A engenharia de métodos estuda e analisa o trabalho de forma sistemática com o objetivo de desenvolver métodos práticos e eficientes visando a padronização das operações. Dentre o instrumental utilizado pela engenharia de métodos, o projeto de métodos se destina a encontrar o melhor método para execução de tarefas, a partir do registro e análise sistemática dos métodos existentes e previstos para execução de determinado trabalho, busca idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam a uma maior produtividade.

Passo 2

Assistir aos vídeos indicados a seguir, o que será o ponto inicial para o desenvolvimento desta ATPS.

Passo 3

Discutir entre os componentes do grupo, com base nos vídeos do passo anterior, sobre a operação principal de paletização das caixas, e as secundárias, de transporte e armazenagem dos paletes, observando:

O final de uma linha de embalagem é o começo da viagem de um produto através de canais de distribuição complexos com meios de transporte diversificados. Essa viagem traz perigos e pode causar custos e consequências desfavoráveis para uma empresa e seus clientes, o que pode ser evitado.

Processos e tecnologias de embalagem final principalmente a paletização e a embalagem de paletes são de extrema importância para a segurança de um produto no ponto mais alto do seu valor agregado, para o fornecimento e utilização pelo cliente, assim como para o aumento da rentabilidade da linha de embalagem. Cargas mal paletizadas podem, por exemplo, aumentar o tempo e os custos de transporte. Da mesma forma, uma embalagem não ideal do palete leva a cargas instáveis, que podem tombar facilmente e ser danificadas ou ter seu conteúdo derramado. Os custos podem reduzir os lucros e ao mesmo tempo a perda da reputação traz para uma empresa consequências drásticas quanto à sua participação no mercado.

O processo de paletização de cargas pode trazer problemas e algumas desvantagens, tais como: custo da paletização, equipamentos necessários (palete e equipamentos de movimentação), espaços vazios não utilizados dentro da carga unitizada, falta de padronização dos veículos de transporte.

No Brasil, a experiência de empresas que adotaram sistemas de paletização mostra que as vantagens relacionadas à sua aplicação superam as desvantagens, sendo a utilização do palete nas operações de transporte, armazenagem e movimentação de carga cada vez mais intensa e, ao que tudo indica, de caráter irreversível. Várias empresas tais como Nestlé, Gessy Lever, COFESA e Martins aderiram à paletização, e garantem que houve um ganho significativo em agilidade e racionalização do trabalho.

Podemos propor como soluções de melhorias a criar um modelo padrão para carga geral, o chamado palete padrão brasileiro (PBR). A padronização do PBR apresenta vantagens, tanto no plano operacional quanto estratégico. Por exemplo, no plano operacional, uma das principais vantagens é a intercambialidade, que elimina a necessidade de remontar a carga ao recebê-la. Como conseqüência, têm-se uma maior velocidade de carga/descarga e a eliminação de quebras que ocorrem em grande número na movimentação. No plano estratégico, a adoção do PBR vem definir uma medida padrão que pode auxiliar desde o dimensionamento de embalagens de produtos, o layout e o planejamento de centros de distribuição, até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com