TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Curso de Serviço Social

Joana Darc Alves de Souza – RA 7924682360

Ranna Vercina Maria Alves Mendes – RA 7979729557

Raquel Ferreira Barbosa – RA 434576

Sileide de Souza Soubreira – RA 428874

Valmir dos Santos – RA 427308

Projeto de Pesquisa

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social e à disciplina de Pesquisa em Serviço Social

Professora Ma. Edilene Xavier Rocha

Relevância da pesquisa social para o servidor social

A pesquisa social, devido sua capacidade de aproximar o conhecimento da realidade social à população em geral, é fundamental para todas as áreas de conhecimento independente do objeto de estudo. Segundo Gil (2007, p. 17)

A pesquisa em se é um (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. “A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados”.

 Logo a pesquisa parte de um determinado problema, no caso da pesquisa social um problema que se revele de interesse social, que venha buscar responder questões sociais. É importante ressaltar também que a pesquisa é sistematizada, ou seja, detém de uma organização e procedimentos que a caracterizam. Gil (2008)

 Afirma que uma pesquisa deve advir de um projeto de pesquisa que é construída com formulação do problema, construção de hipóteses ou especificação dos objetivos, identificação do tipo de pesquisa, operacionalização das variáveis, seleção da amostra, elaboração dos instrumentos e determinação da estratégia de coleta de dados, determinação do plano de análise dos dados, previsão da forma de apresentação dos resultados, cronograma da execução da pesquisa e definição dos recursos humanos, materiais e financeiros a serem alocados.

Assim a pesquisa social vai estar relacionada a construção sistematizada do conhecimento social, onde se mostra um “processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.” (DELUCHEY, 2000).

O servidor social comprometido com a garantia dos direitos da população deve estar qualificado para atender as necessidades do dia-a-dia. Sendo assim, precisa conhecer, de forma fundamentada, a realidade social, os conceitos que norteiam a área, a produção científica que se tem nos acumulado diversos campos do Serviço Social, entre outros. Estes fenômenos podem ser aproximados da atuação do profissional de serviço social através da pesquisa social, da sua investigação, estudo. Para Ferreira et. al. (2012, p. 1) “Assim sendo, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como prática diária de trabalho”.

A pesquisa ainda pode instigar ao servidor social a “procura autêntica e sincera da verdade, movida pela curiosidade de conhecê-la em proveito da atuação profissional responsável” (PEREIRA, 2005, p. 26) o que contribuirá com o compromisso, responsabilidade e criticidade do servidor.

Não se pode deixar de ressaltar a importância ímpar que a pesquisa social tem para a formação profissional (FERREIRA ET. AL. 2012) isso devido ela ser parte da formação, orientar o estudante de Serviço Social segundo princípios e ideias sistematizadas, diagnosticar a realidade social, nortear intervenções e julgamentos.

Sendo assim, a relevância da pesquisa social para o servidor social se encontra de várias formas, presente desde sua formação até a sua atuação profissional e enquanto cidadão que contribui com a sociedade.

Evasão escolar: um obstáculo no caminho de transformação da realidade social

Levantamento literário

Após vinte e um anos de governo militar no Brasil, houve um processo no país de intensa mobilização popular, em que milhões de pessoas foram às ruas reivindicar seus direitos e exigir que houvesse a participação da sociedade civil nas eleições. Somente em 1989 ocorreu este avanço democrático, sendo Fernando Collor de Melo, o primeiro Presidente da República eleito por meio de voto direto. Iniciou-se um processo de concretização dos direitos sociais garantidos no Artigo 6º da Constituição Federal (1988): São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 05 jan. 2004).

No campo educacional, o processo de transição democrática, foi provavelmente responsável pela regulamentação do Artigo 205 da C.F de 1988:

 A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 05 jan. 2004).

Este artigo acima representa a conquista de um direito social para a sociedade civil, inclusive para aqueles cidadãos que não tinham até então o acesso ao ensino público, ou seja, o direito e a liberdade de ensino com qualidade como meio de crescimento pessoal e de cidadania, onde o Estado tem a plena responsabilidade de garantir a educação para todos. Frente ao contexto de profundas mudanças ocorridas na sociedade brasileira, instaurou-se a necessidade de um aprofundamento teórico das leis e diretrizes da educação. Assim sendo, segundo Morin (2003) a educação para a cidadania deve ser uma educação contextualizada, global multidimensional e complexa. Desta forma, o indivíduo deve também ser visto como um ser global, inserido numa família e na comunidade.

Assim sendo, mesmo diante das lutas já alcançadas e dos percalços encontrados na efetivação deste Projeto de Lei e sua regulamentação, alguns pesquisadores na década de noventa começaram a discutir sobre as contribuições do Serviço Social na educação, dentre eles Backahaus (1992), Almeida (2000), Camardelo (1994) e algumas pesquisas no 8º e 9º Congresso Brasileiro de Assistente Social (CBAS), realizados em 1995 e 1998.

A prática do Assistente Social situa-se numa perspectiva crítica, e se faz participante da transformação social, portanto, segundo Novais (2001, p. 13), o profissional do Serviço Social deverá através desta desenvolver as seguintes atividades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com