TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Planejamento E Controle Da Produção

Artigos Científicos: ATPS Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  4.164 Palavras (17 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Diante dos processos tecnológicos que avançam a cada dia, as empresas se preocupam ainda mais em oferecer um produto de boa qualidade para isso precisam ser eficiente e eficaz para se manterem no mercado consumido.

Por isso a importância de se estudar os conceitos e as técnicas que compõem a Administração da Produção em relação às funções administrativas já conhecidas planejamento, organização, direção e controle. Podendo ser aplicadas e desenvolvidas na produção de um produto ou até mesmo na prestação de um serviço.

Vamos apresentar nesta ATPS os conceitos sobre esta disciplina de Administração que é planejamento e controle de produção que será aplicada na prática através de exemplo prático em uma empresa de nossa região, a fim de analisar os conceitos apresentados em aula como pode m ser desenvolvidos e aplicados na prática.

Com o processo de modernização da produção, diante das novas tecnologias e exigências dos clientes com o maior foco de melhorias para as organizações e as empresas em busca da satisfação do consumidor, fazendo com que as empresas busquem novas técnicas de produção cada dia mais eficaz, eficientes e com qualidade, melhorando o nível de produtividade.

Existem vários conceitos sobre sistemas de produção dentre eles temos a definição de fabricação de objeto material mediante mão-de-obra etc. sistemas de produção nada mais é que falar sobre produtos manufaturados, existem três tipos de sistemas de manufaturas: o tradicional, o de cruzada também conhecido como De Schroeder ou produção enxuta.

O tradicional está subdividido em três sistemas básicos:

-Sistema sobre encomenda;

-sistema de produção em lote;

-sistema de produção continua;

O sistema de produção sobre encomenda é sistema utilizado pela empresa, que produz após ter recebido o pedido ou encomenda de seus produtos pelos clientes temos, como exemplo, produção de navios e a produção de aviões.

O sistema de produção em lote é um sistema utilizado por empresas que produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez, essa quantidade limitada é denominada lote de produção, como a produção de têxteis, de peças e cerâmica.

O sistema de produção continua é utilizado por empresas que produzem determinados produto, sem modificações por um longo período de tempo, tendo um ritmo de produção acelerado e as operações são executadas sem interrupções ou mudanças, como produção de automóveis, de aço e produção de petróleo.

ETAPA 0 1:

Dentre as varias empresas existentes de segmentos industriais iremos falar sobre AMBEV, que tem como eslogam “JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR”, uma de suas sedes esta localizada na Avenida Henry Wall de Carvalho n 7220 Bairro Distrito Industrial Teresina Piaui.

A Ambev (companhia de bebidas das Américas) nasceu no ano de 2000 após a fusão de duas cervejarias centenárias BRAHMA E ANTARCTICA, é uma empresa de grande porte detentora da maior fatia do ramo cervejeiro do país, formam um time de mais de 46 mil pessoas e estão presentes em 16 países das Américas, suas marcas são as mais consumidas e preferidas pelos brasileiros. Está presente no dia a dia do brasileiro em momentos de alegria e celebração, entre 2010 e 2013 investirão 10 bilhões de reais em todas as regiões do Brasil, para cada R$ 1,00 (real) investido pela Ambev outros R$ 2,50 eram gerados na economia.

Seu alicerce possui três pilares: Gente, cultura e sonho.

Gente-contam com um time talentoso, motivado e reconhecido com grandes sonhos e vontade de realizá-los.

Cultura-meritocracia-transparência, cooperação interna e ética na obtenção de resultados.

Sonho- ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.

Nossa missão é nossa razão de ser e o compromisso da Ambev como empresa.

“criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”

Se preocupar com o meio ambiente sendo hoje uma das maiores empresas de reciclagem de vidros da América latina, tendo também como projeto movimento CYAN que se baseia num conjunto de iniciativas em pró da preservação e do consumo racional de água.

A Ambev que trabalha no setor de produção de bebidas tem seu mercado de desenvolvimento de maquinário e processos genéricos de automação industrial já é bem consolidado, desenvolvendo soluções cada vez mais eficientes.

1- Qual a forma de planejamento da produção que a Ambev utiliza para atender seus clientes conforme esperado?

Segue abaixo logística da empresa Pré-Produção:

A Ambev utiliza diversos modais para transportar seus insumos para a produção, dentre eles temos o rodoviário, marítimo, fluvial e o ferroviário. Gerenciam uma das maiores frotas de caminhões do país.

Ao chegar ás fábricas, todos os insumos são depositados nos armazéns, que funcionam 24 horas em 90% dos casos, todas as fábricas contam com silos contabilizando ao todo mais de 500 empilhadeiras nas fábricas.

Logística pós- produção:

Cada fábrica da Ambev conta com unidades capazes de envasar as bebidas que saem da linha de produção. O processo envolve a pasteurização da cervejas já embaladas e um rígido controle de qualidade, para que as embalagens cheguem aos pontos de vendas em condições perfeitas para consumo.

2-Como calculam as necessidades de demanda para produção?

A previsão de demanda da Ambev não se restringe a um só dos modelos ela segue o: o quantitativo que é aquele que se baseia na demanda passada, ou seja, no ano anterior, qualitativo fazendo pesquisa de mercado principalmente no lançamento de novos produtos e os causais onde fazem uma relação com setor econômico como inflação, taxas de juros, politicas econômicas e temperatura ambiente.

Utilizamos uma média que considera a demanda dos últimos três meses. Em realização com contato técnico da empresa aqui no Piauí podemos observar que o plano de produção da empresa baseia no relatório dos anos anteriores e que o mesmo precisar de muitos reajustes, utilizam uma média que considera a demanda dos últimos dois meses, para fazer seu plano de produção. Segundo técnico devido a quebra de equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com