TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Planejamento E Controle De Produção

Artigos Científicos: ATPS Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do

Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.

Planejamento e Controle da Produção

O PCP é uma área de decisão de manufatura, cujo objetivo é o planejamento como controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços.

Esta área também é um sistema de transformação de informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha d produtos, modo de produzir e capacidade produtiva, transformando estas informações em ordens de fabricação/produção.

O sistema PCP corresponde a uma função da administração, que vai desde o planejamento até o gerenciamento e controle do suprimento de materiais e atividades de processo de uma empresa, a fim de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido. Deve informar corretamente a situação corrente dos recursos que envolvem pessoas, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra e de produção, além de ser capaz de reagir de forma eficaz. A informação deve estar disponível e atualizada para que possas oferecer para os clientes uma ampla variedade de serviços, melhorando o planejamento, a programação e o controle.

Portanto o sistema PCP é um sistema de informações que é relacionado á estratégia de manufatura e apoia a tomada de decisões operacionais, referente as questões: o que produzir e comprar; quanto produzir e comprar; quando produzir e comprar e com que recursos produzir.

Sistema PCP e os Objetivos estratégicos da Manufatura

O sistema PCP e a estratégia da manufatura abordam a relação entre:

- decisões do sistema PCP e os critérios de manufatura competitivos de manufatura;

-as decisões do sistema PCP e as demais áreas de decisões da manufatura;

- as decisões do sistema PCP e as demais funções da empresa.

Assim, as decisões tomadas no sistema do PCP afetam a competitividade da empresa, repercutem no desempenho percebido pelo cliente e afetam o desempenho da manufatura, devendo ser gerenciadas de maneira a suportar a estratégia competitiva da empresa.

As decisões do PCP nos Sistemas de Produção Descontínuos

As decisões no sistema de PCP referem- se ás atividades básicas de planejar e controlar e podem ser divididas de acordo com o horizonte de planejamento, as perguntas a serem respondidos, os ambientes de manufatura e a operação do sistema de PCP.

O processo decisório do sistema PCP envolve a estrutura geral, os fatores que afetam as decisões, as técnicas de PCP e as abordagens de PCP.

Ambientes de Manufatura

Os ambientes de manufatura podem ser classificados como:

MTS: fabricação para estoque

ATO: montagem sob encomenda

MTO: fabricação sob encomenda

ETO: engenharia sob encomenda

O ambiente MTS é produzido produtos padronizados baseados em previsões de demanda e nenhum produto customizado são produzidos, este sistema apresenta a vantagem da rapidez na entrega dos produtos, mas costumam gerar altos níveis de estoques, pois as empresas estocam o produto pronto.

Ambiente ATO ocorre sempre que as empresas conhecem os subconjuntos, mas o produto final é configurado pelo cliente. Geralmente, as empresas costumam estocar os subconjuntos e, após receber o pedido do cliente, montam o produto solicitado.

Ambiente MTO, o produto final é desenvolvido a partir dos contatos com o cliente e os prazos de entrega tendem a ser longos, pois os produtos costumam ser projetados ao mesmo tempo em que estão sendo produzidos.

Ambiente ETO, o projeto e a produção de componentes e a montagem final são feitos a partir de decisões do cliente. Portanto, não há possibilidade de serem mantidos estoques, já que o ETO é como se fosse uma extensão do sistema MTO.

Planejamento e Controle da Produção (PCP)

“Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso, nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar adequadamente sua produção. Para isto existe o Planejamento e Controle da Produção(PCP). O PCP visa a aumentar a eficiência e a eficácia da empresa”. Idalberto Chiavenatto

Conceito de PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos.Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

Por outro lado, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de conformidade com o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, e a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com