TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Probabilidade E Estatistica

Trabalho Escolar: ATPS Probabilidade E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

• Desafio………………………………………………………………………………04

• Etapa 1………………………………………………………………………………04

• Passo 1…………………………………………………………………....................05

• Passo 2........................................................................................................................05

• Passo 3........................................................................................................................05

• Passo 4........................................................................................................................05

• Dados…………………………………………………………………………….....06

• Gráfico………………………………………………………………………….......07

• Bibliografia ………………………………………………………………………...08

DESAFIO

Um caso comum geralmente associado aos conceitos de Probabilidade e Estatística é o estudo das regras e resultados das Loterias Federais. O objetivo deste desafio é permitir aos alunos manipularem um conjunto de dados reais por meio de conceitos apresentados na disciplina de Probabilidade e Estatística. Em nenhum momento os autores visaram o estímulo às apostas ou participação em jogos de qualquer natureza.

Os Dados

O foco deste trabalho será a Mega-Sena, sorteio oficial realizado pelas Loterias da Caixa Econômica Federal. A Mega-Sena teve início em 11 de março de 1996. Os sorteios ocorrem duas vezes por semana e são chamados de Concursos. Na data em que se escreve este desafio, o último concurso de número 1147 e ocorreu no dia 23 de janeiro de 2010.

O Problema

Os concursos da Mega-Sena encerram um conjunto real de dados que podem ser utilizados para a demonstração dos conceitos básicos de Probabilidade e Estatística. O foco deste problema é descrever um perfil estatístico dos números sorteados nos concursos da Mega-Sena, tentando criar uma ponte com os conceitos de probabilidade teórica e empírica. Em nenhum momento os resultados poderão indicar estratégias para jogos futuros. Não é este o objetivo dos estudos propostos.

É importante deixar claro que o Problema Mega-Sena é de uma categoria estocástica na qual a memória passada – ou o registro histórico – de tal fenômeno probabilístico não nos permite traçar previsões factíveis ou diferentes da probabilidade teórica. Por exemplo, pode-se citar o experimento de lançamento de uma moeda, ou seja, o registro histórico de faces caras ou coroas não nos permite criar previsões diferentes de 50% de chance para cada próximo resultado possível (cara ou coroa).

O Desafio

O presente trabalho propõe aos alunos o desafio de manipular um conjunto de dados de médio porte fazendo uso dos conceitos de contagem, combinações e probabilidades vistos na disciplina de Probabilidade e Estatística. Utiliza-se o registro histórico dos concursos da Mega-Sena como origem dos dados a serem analisados.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula tema: Análise combinatória: Arranjo, Permutação, Combinação Simples e com Repetição.

Esta atividade é importante para que você compreenda os requisitos do problema e colete e organize em forma tabular o registro histórico dos concursos da Mega-Sena. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com